A Biblioteca ReminderDatePicker permite fazer um selecionador de datas parecido com o Google Keep na sua aplicação para Android

Gostou ? Compartilhe !!!Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInPin on PinterestShare on Facebook




Por algum tempo o Google colocou uma ênfase bem grande no design. Esta tendência pode ser observada no design minimalista de sua página inicial bem como no atual preview para desenvolvedores do Android L.

Tendências de design e diretrizes para isto não devem permanecer estagnadas e sim, evoluir e mudar com o passar dos anos. Novos componentes, patterns e linguagens devem ser constantemente lançadas. E de acordo com a tendência de mudança o Google já está trabalhando. Isto ficou evidente com o Material Design e vários outros padrões de interface com o usuário que foram surgindo e se estabelecendo ao longo dos anos.

Biblioteca RemindDatePicker

Biblioteca RemindDatePicker

Um destes padrões é a data e a hora do selecionador de tempo do Google Keep e posteriormente de outros aplicativos como o Google Now. Este seletor que tem a intenção de facilitar a vida do usuário substituir horas e datas com prazos mais naturais como “em uma hora” ou “amanhã”.

No entanto, ao contrário do app do Google I/O que é de código aberto a muitos anos, o Google Keep tem seu código fechado. Como então se faz para incluir este selecionador no seu app ? Não se preocupe, pois um dos membros do XDA já fez este trabalho sujo para nós.

O SimplicityApks tem a solução na forma da biblioteca ReminderDatePicker. Além de ser relativamente fácil de implementar a biblioteca consegue replicar a experiência do Google Keep perfeitamente. E já que é open source sob a licença Apache você pode incluir uma boa em qualquer um dos seus aplicativos.

O Github do desenvolvedor é este aqui onde há exemplos interessante de uso da biblioteca e o tópico no XDA lhe permite conversar com ele sobre possíveis bugs e novas implementações.

Além disto o desenvolvedor deixou um aplicativo demo no Google Play para que se veja como a biblioteca se comporta na prática.