Conheça versões beta de aplicativos pela Play Store

Gostou ? Compartilhe !!!Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInPin on PinterestShare on Facebook




Sempre quis experimentar um aplicativo antes de outras pessoas para ser a primeira a falar sua opinião a respeito? Pois agora a Google Play deixa você testar apps beta. Veja como.

Vocês já devem saber que a Play Store é a loja de aplicativos que faz parte do pacote Google, que costuma vir instalado em todos os smartphones e tablets Android com licença original. A Play Store é apenas uma das opções da Google Play que também tem outras lojas próprias para músicas (Play Music), filmes (Play Movies) e games (Play Games). Porém, a Play Store além de ser o principal portal por onde você consegue acesso a outros tantos aplicativos, é também uma exclusividade para Android.

Atualizações são comuns em todos os aplicativos mas na Play Store a maioria delas se referia a aparência e navegabilidade, a fim de deixar mais fácil e belo para os usuários, no entanto, aos poucos uma recente versão está liberando aos usuários uma aba mostrando os aplicativos que podem ser testados na função beta.

Google Play

O aplicativo beta mais popular provavelmente é o WhatsApp Messenger, que há tempos tem uma versão beta que permite aos usuários receberem atualizações antes dos demais. Agora parece que a ideia vem se espalhando para outros aplicativos nem tão populares mas ainda assim abertos e dispostos a receberem opiniões de testadores para entender onde podem melhorar.

WhatsApp Messenger
Developer: WhatsApp Inc.
Price: Free

Como testar aplicativos Beta usando a Play Store?

Essa versão ainda não está disponível para todos mesmo que você force a atualização da sua Play Store para a última versão lançada, por tanto o que resta mesmo a respeito disso é esperar, no entanto, existem duas formar de testar aplicativos mesmo sem essa aba.

A primeira delas é procurando os aplicativos de seu interesse um a um pelo sistema de busca da Play Store. Por exemplo:

Vá no campo de busca e procure por um aplicativo (WhatsApp, Facebook, Messenger, Google Maps, etc…). No meu caso procurei pelo Facebook Messenger Beta. Clicando nele, ainda que você já o tenha instalado no seu celular, role a página de downloads para baixo após as informações e comentários e pronto, você verá a opção para ser um testador beta. Clique em “Aceitar” e logo depois em “Participar”.

testador-beta-play-store

Outra forma é um modo mais comum e que já está disponível entre as opções da Play Store faz um tempo, que é o Acesso Antecipado. Nessa opção você pode testar apps selecionados pela Store ainda em desenvolvimento. Para isso faça os seguintes passos:

  1. Na sua Play Store procure a aba Acesso Antecipado:Google Play
  2. Irá abrir a tela de aplicativos inéditos ou em desenvolvimento junto com o convite da proposta de ser um testador.
  3. Agora você precisa escolher um aplicativo entre esses que lhe interesse, instalar e testar.
  4. Todos esses apps possuem o e-mail do desenvolvedor onde você pode sugerir mudança e melhorias, além de críticas construtivas.

 

E então, o que achou da proposta de testar aplicativos beta na Play Store? Se você ainda não tem a loja Google Play instalada em seu dispositivo, não perca mais tempo! Aprenda a baixar a maior loja de apps para celulares e tablets Android.

Continue por dentro de mais novidades, atualizações e dicas ficando no nosso site. Não esqueça de deixar um comentário falando o que achou de ter a chance de ser um testador de aplicativos ou com alguma dúvida que tenha aparecido. Até a próxima.