Controlando um servidor via Whatsapp

Gostou ? Compartilhe !!!Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInPin on PinterestShare on Facebook




Não é que eu ache que isto seja muito indicado uma coisa destas, principalmente em um produto proprietário e que não tem intenção nenhuma de ser seguro ( ou seja, o Whatsapp ) . Mas ao mesmo tempo é algo super interessante e com toda certeza pode gerar algum produto ou projeto interessante, que tenha como meta ser seguro.

Dados os avisos acima, a idéia é interessante. O projeto WhatsappCli tem a idéia de permitir que você faça a administração de uma máquina a partir do seu Whatsapp. O projeto foi publicado pelo Karim Jedda , está em estágio bem inicial e pode ser acompanhado no Github do cara.

Whatsapp Cli

Acima pode ser visto uma chamada que executa o comando “ls” em um servidor remoto. E quem foi esperto notou que não é simplesmente executar um comando ls, e sim, precisa de colocar na frente uma chamada exec.

E é neste ponto que talvez muita gente que publicou a notícia não tenha ficado ligado.

Whatsapp Cli

O desenvolvedor explica mais ou menos o que seriam este comandos. São funções ou módulos pré-definidos no serviço que “ouve os comandos” e está instalado no servidor. Portanto, funções como hello, start_server, memory_usage e outras que foram implementadas por você ou fornecidas no pacote original.

O que por si só até dá a entender que possa se conseguir alguma segurança no produto já que ele roda , pelo menos em teoria, em um pequeno chroot.

 

Whatsapp Cli

Para deixar disponível é só editar o arquivo src/routes.py com as funções que você quer que estejam disponíveis, conforme foi possível ver nas últimas duas imagens.

Inclusive, o legal disto tudo é que ainda podemos inclusive colocar algumas coisas que podem causar risadas em algumas pessoas como por exemplo o exemplo abaixo.

Whatsapp-Cli

O desenvolvedor foi claro e eu deixei isto também claro diversas vezes no artigo. Ainda não é indicado que você use isto em ambientes de produção já que ele não levou em consideração nada sobre segurança.

Portanto, use para teste, clone o git do cara, caso ache legal e contribua. Quem sabe mais para frente não teremos uma ferramenta realmente bem interessante de gerenciamento de servidores via comunicadores instantâneos  ?

Já que são ferramentas que estão disponíveis em todos os nossos dispositivos móveis hoje, seria algo realmente muito legal.

Instalação do Whatsapp-cli

 

  • Baixe os arquivos e deixa em algum diretório, como por exemplo o /opt/
  • Rode o git clone https://github.com/KarimJedda/whatsappcli.git
  • cd /opt/whatsapp-cli
  • Instale todas as dependências rodando o shell script : sh opt/system-requirements.sh
  • Crie o virtualenv e instale o que é requerido usando o comando pip install -r opt/requirements.pip
  • Siga as instruções do arquivo src/config.py para pegar as credenciais do whatsapp e, configure tudo corretamente para não ter problemas
  • Edite o arquivo src/routes.py para que ele disponibilize os comandos que você acha que devem estar disponíveis para você e as pessoas que irão utilizar este recurso
  • E finalmente, rode o comando python src/server.py para que o recurso esteja disponível para todos

Installation

  1. Install the image handling system dependencies on bash opt/system-requirements.sh
  2. Create a virtualenv and install the requirements pip install -r opt/requirements.pip
  3. Follow the instructions on src/config.py to get the whatsapp credentials
  4. Edit the src/routes.py file to suit your CLI needs
  5. Then just run the server with python src/server.py