Google está trabalhando em uma máquina virtual livre do Java baseada no Dart

Gostou ? Compartilhe !!!Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInPin on PinterestShare on Facebook




Apesar da maioria dos usuários não ter muita noção disto boa parte dos aplicativos ( que não sejam jogos ) são criados em Java. Apesar de termos o Apache Cordova e o Mono para o Android o Java é quem domina mesmo no mundo Android.

Mas, parece que o Google está repensando este modelo e está criando uma alternativa multi-plataforma chamada Skyy que consegue entregar até 120 FPS para o desenvolvedor e usuário.

O Sky é baseado no Dart que é uma linguagem que foi criada pela equipe de desenvolvimento do V8 do Chrome. O Dart foi criado para tornar o desenvolvimento de aplicações complexas de Javascript mais rápido e eficiente , mas também veio com a vantagem de maior desempenho e capacidade para ser distribuído com código compilado.

O Sky leva isto a outros limites onde os aplicativos empacotados poderão ser executados fora de um navegador, o que é ótimo quando se pensa no Android.

 

O objetivo da equipe é fornecer um consistente resultado de 120 FPS que é o dobro da maioria das plataformas móveis hoje, que é 60 FPS. Isto requer que cada quadro seja desenhado a cada 8 ms mas simples aplicações já estão alcançando velocidades de apenas 1.2 ms que permite espaço de sobra sem prejuízos.

A velocidade de renderização não é a única exigência para manter aplicativos rodando com boa experiência ao usuário pois podem haver atrasos nas chamadas de sistema que bloqueiam as theads da UI.

A equipe por trás do Sky está trabalhando nisto tentando resolver isto através da concepção das APIs para tentar evitar o bloqueio da UI. Eles estão chamando de “jank-free by design”.

Como o Dart foi projetado para rodar nativamente em uma série de sistemas operacionais a partir do Chrome, ele é uma plataforma totalmente agnóstica e portátil.

Os aplicativos do Sky serão capazes de rodar em qualquer lugar para onde a VM do Dart foi portada.

O Android é o primeiro alvo mas tanto o iOS quanto o Windows são objetivos para o futuro, já que são capazes de rodar sem problemas o Dart.

Como a API está exposta para o desenvolvedor nesta plataforma estes aplicativos serão capazes de fazer qualquer coisa que seus colegas nativos podem fazer.

Como o Sky meio que veio da web ele traz algumas oportunidades bem legais de desenvolvimento adicionais. A App lógica pode ser enviada para os usuários a partir da web e uma atualização no servidor, por exemplo, será enviada automaticamente para todos os usuários ao mesmo tempo.

O mais legal é que os usuários poderão criar apps com o Sky com a mesma estrutura que eles já usavam para desenvolvedr aplicativos com o Dart.

O Sky ainda está em seus estágios iniciais e pelo menos por enquanto, não irá tirar os holofotos do Java, mas é realmente uma promessa bem interessante.

Uma pequena demonstração foi publicada na Google Play Store e é realmente muito rápida apesar de ainda conter alguns bugs.

The app was not found in the store. 🙁

 

Os desenvolvedores interessados em dar um chance ao Sky podem pegar o SDK no repositório no GitHub.

Se isto será realmente o futuro do Android não sabemos mas é garantido que com a chegada do Sky ( Dart ) ele caminha para velocidades e rendimento sem precedentes em outras plataformas móveis.

Via Android Police