Grandes mudanças em relação ao sdCard no Android Lollipop

Gostou ? Compartilhe !!!Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInPin on PinterestShare on Facebook




Quem é usuário do Android a alguns anos sabe que o Google deixou de dar muita importância a implementação dos SDCards desde o Ice Cream Sandwich já que os Nexus desde esta época não vem sendo distribuídos sem slots de cartão SD e logicamente, com um espaço interno limitado a sua implementação de hardware.

Infelizmente muitos distribuidores de Android não ficaram muito felizes com isto já que todos os outros fabricantes não deixaram de distribuir telefones com SDCard ( como HTC e Samsung ).

Se no KitKat muita gente já havia ficado maluco com algumas implementações que o Google fez em relação ao SDCard o Google parece ter tentado de redimir. O Google criou uma nova API que dá um pouco mais de liberdade aos desenvolvedores.

Com o Lollipop as aplicações podem utilizar todo o cartão ASD graças a uma nova intention ACTION_OPEN_DOCUMENT_TREE.

Como é uma API que está aberta não quer dizer que todos os aplicativos terão acesso a isto, mas em compensação, abre uma possibilidade bem interessante para que os desenvolvedores possam fazer aplicações muito mais úteis.

Esta nova possibilidade é muito interessante para aplicativos de câmera, gravadores de som, aplicativos de streaming de áudio e vídeo ( ou seja, poderão gravar seus caches dentro do cartão microSD ) etc.

Como agora o acesso é mais fácil diversas aplicações podem fazer uso deste cache já que o acesso é liberado.

Com isto também podemos deixar de ter alguns problemas como no KitKat em que o cartão SD do nada pára de funcionar e responder adequadamente aos apps que deixam de funcionar sem um erro aparente.

Com isto podemos esperar gerenciadores de arquivos com recursos muito mais interessantes e irá poupar a maioria dos desenvolvedores de ter que desenvolver hacks malucos como ainda acontece na maioria dos telefones.

O Android Lollipop ainda está em um estágio muito inicial e poucos dispositivos o tem mas em breve poderemos ver se realmente isto funciona ou não quando ele chegar oficialmente aos telefones de fabricantes que tem slots de cartão SD.
Até o momento é uma ótima notícia para quem é desenvolvedor e usuário destes telefones.

Fonte: Android Police