O Runkeeper está rastreando sua localização e está enviando para os anunciantes

Gostou ? Compartilhe !!!Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInPin on PinterestShare on Facebook




Se você usa o Runkeeper para acompanhar suas corridas, se você tem preocupação com privacidade é bom repensar um pouco isto.

Ao que parece o aplicativo está monitorando você o tempo todo e, diga-se de passagem, inclusive quando você não o está utilizando.

Isto pode não se bom para os usuários mas a FitnessKeeper que é a empresa por trás do Runkeeper está monitorando todos os seus usuários e vendendo estes dados para os anunciantes sem o conhecimento, e consentimento, de seus usuários.

É aí que a questão começa. Na Noruega eles estão recebendo uma queixa formal do Conselho de Consumidores do país e como eles estão indo contra as leis de proteção de dados da Europa a coisa pode ficar complicada pois lá eles levam isto muito a sério ( ao contário de fins de mundo como o Brasil ).
Os dados que o  Runkeeper está rastreando e vendendo para os anunciantes é sua localização  e eles  realmente podem retirar muito desta informação, já que com isto eles podem direcionar anúncios em áreas específicas para aquele tipo de usuário.

Ou seja, com isto dizer que há um novo restaurante naquela localidade, uma casa de produtos de emagrecimento etc, e com estes dados, conseguir ser mais efetivos no anúncio já que saberiam que haveriam usuários interessados nisto ali.

Um dos anunciantes para quem a Runkeeper vende os dados é a Kiip.me e é americana.

Ou seja, o Runkeeper monitorar o usuário é algo esperado mas, nunca, quando não estamos utilizando o aplicativo. Finn Myrstad, Diretor de Policia Digital do Conselho de Consumidores da Noruega afirma que todos entendem que o Runkeeper monitora todos os usuários , pois esta é a função dele, mas continuar com isto após o treino terminar não é algo aceitável.

Isto na opinião dele não só é uma violação das leis de  privacidade , mas também uma afronta aos usuários que não querem ser rastreados e nem ter suas informações compartilhadas com terceiros, ou seja, anunciantes da empresa.

O Conselho de Consumidores da Noruega é um cão de guarda dos consumidores e eles estão de olho em cerca de 20 aplicativos diferentes para ver se eles realmente fazem aquilo que estão prometendo em relação a permissões e monitoramento de dados.

O Runkeeper era um daqueles aplicativos que de fato mandam dados para terceiros e outro que está na mira deles é o Tinder que está fazendo a mesma coisa que o Runkeeper.

A NCC também descobriu que o Runkeeper viola muito da privacidade do usuário e no entanto, como é uma empresa com sede nos Estados Unidos não há muito que a empresa possa fazer em relação a sanções, por causa disto.

Portanto, se você não quer mandar seus dados para os anunciantes 24 horas do seu dia e 7 dias por semana, procure um outro aplicativo para monitorar suas corridas.

Um deles é o RunnerUP que tem integração com o Runkeeper e com o Endomondo, além de outros produtos de fitnees. E como é código aberto, tem a garantia de não ficar mandando seus dados para os outros sem aviso.

E, sim, eu utilizo este programa a um bom tempo, desde que havia notado que o Runkeeper a um bom tempo ficava em segundo plano comendo bateria, e isto significava tráfego de dados.

Aí já viu né ? Portanto teste o RunnerUP que ele pode resolver este problema de vazamento de dados do Runkeeper.

RunnerUp
RunnerUp
Developer: Jonas Oreland
Price: Free