Parece que a Sony está com uma patente de compartilhamento de bateria usando o NFC

Gostou ? Compartilhe !!!Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInPin on PinterestShare on Facebook




Embora não seja lá muito legal se usar ou espiar o dispositivo de alguém, uma nova tecnologia da Sony pode pelo menos tornar a vida ao lado de amigos um pouco mais divertida. A patente 20170063431  descreve um método em que a tecnologia NFC pode ser usada para partilhar dados e potência.

Mais especificamente a patente descreve uma pluralidade de antenas , com pelo menos uma no dispositivo CE e outra no segundo dispositivo CE. Em uma interface gráfica de usuários em ambos os dispositivos ( onde um permitiria o envio de dados ou energia via NFC e o outro funcionaria como cliente disto tudo ).

E o mais legal é que mesmo que tudo possa ser pensado de cara para smartphones a Sony não está prendendo isto somente a este tipo de dispositivo e portanto, qualquer um que possua suporte NFC poderá no futuro, caso seja aprovada a patente, poderá usufruir disto.

A patente foi enviada em Novembro do último ano e só agora foi aprovada , 2 de março.


Os atuais carregadores sem fio funcionam através de um campo magnético criado pela estação de carga que ativa e gera a energia em um bobina localizada dentro de um determinado dispositivo.

O NFC é usado principalmente como uma tecnologia de transferência de dados de eficiência energética que não requer fios mas por pouco tempo os dispositivos teriam que se tocar, ou pelo menos estar bem próximos.

Hoje o uso mais  comum para este tipo de tecnologia, NFC são os métodos de pagamento como o Android Pay. O uso do NFC com este novo tipo de tecnologia podem ser bem interessantes e podem bater em problemas com o near field, que é ter que manter os dispositivos NFC muito próximos.

Mas a patente sugere que haveria muitas outras implicações para a tecnologia como ela é descrita.

Os diagramas que estão junto com a patente mostram um display e vários dispositivos associados e cada dispositivo parece ser interligado de um modo e com compartilhamento de energia.

Mesmo animado tenho em mente que patentes são somente uma proteção intelectual e não que algo realmente será implementado. Há também desafios grandes a se superar para colocar uma tecnologia deste tipo em funcionamento e ainda, fazer com que ela seja viável comercialmente.

Ela parece bem impraticável já que o NFC é uma tecnologia que usa bem pouca energia ( e portanto pode gerar muito pouca também ).

Mesmo estranha e no momento, pouco viável, não é impossível que a Sony consiga este feito e leve isto a muitos dispositivos ao longo do mundo.
Vamos aguardar. Porque a patente é realmente muito legal.

 

Via Android Headlines