QuickEdit é um editor de textos rápido e elegante para o Android

Gostou ? Compartilhe !!!Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInPin on PinterestShare on Facebook




Acredito que muita gente que lê este blog tal qual eu tenha sua veia de desenvolvedor. E por várias vezes garanto que teve uma pequena idéia de alguma coisa e pensou em adicioná-la a um projeto logo ali durante a inspiração.

Infelizmente este é um quesito que a maioria dos sistemas operacionais móveis acaba nos deixando na mão e o Android não quebra esta regra, infelizmente.

Mas como sempre, se há um problema algum desenvolvedor incomodado com isto vai acabar por criar um programa para resolver este problema e o editor de texto QuickEdit parece ser a solução para este problema.

Ele combina vários recursos que são necessários para edição de um código em uma interface super limpa que, lógico, ainda tem seus pequenos truques.

As funcionalidade são variadas e praticamente tem tudo que nós esperamos em um editor de texto avançado: como uma IDE ele destaca a sintaxe de linguagens que provavelmente você venha a trabalhar com ele, numeração de linhas ( que é ótimo quando estamos desenvolvendo ), recuo ( para tornar seu código mais legível ), undo/redo ( mão na roda principalmente porque os teclados de celular teimam em digitar aquilo que não queremos ).

Além de todas estas opções acima se o desenvolvedor quiser ele pode optar pelo tema escuro ( eu pessoalmente gostei do tema claro, mas eu sou meio ancião né ? ).

Tela de edição do QuickEdit no Android

Tela de edição do QuickEdit no Android

Como as telas de celular são bem pequenas ( para desenvolvimento ) o desenvolvedor pensou bem sobre isto e colocou algumas funcionalidades bem legais como rolagem rápida, destaque da linha atual que estamos trabalhando e uma ótima busca e ferramenta de substituição ( ah, e o legal neste editor é que você pode usar o botão de busca do seu dispositivo coisa que muitos editores de texto acabam por “esquecer” ).

Mas o ponto onde este editor é poderoso é realmente na edição de arquivos grandes ( que é um problema tanto em dispositivos móveis quanto nossos desktops ). Outros editores de texto levam um grande tempo para carregar arquivos grandes ( em alguns momentos até travam o dispositivo ) e ainda por cima ficam extremamente lentos quando vamos navegar pelo arquivo.

O QuickEdit por outro lado é muito rápido em carregar até arquivos enormes e não mostra nenhum lag ou lentidão na hora de navegar por eles ou até, editá-los ( o que mostra que o desenvolvedor realmente fez o dever de casa e pensou nos seus colegas que irão usar sua obra ).

Mas há um problema. Ele não suporta a edição de arquivos remotos diretamente no dispositivo. No entanto há a possibilidade de, caso seu projeto esteja no Google Drive ou Dropbox há como abrir, pelo seletor de arquivos do Android o QuickEdit.

O programa está disponível no Google Play mas, caso tenha algum problema o desenvolvedor deixou o mesmo no seu site. Quem quiser bater papo sobre o programa nas horas vagas ele também tem um tópico no XDA-Developers.

QuickEdit Text Editor
Developer: Rhythm Software
Price: Free