VTS para o Android testa as vulnerabilidades do seu dispositivo

Gostou ? Compartilhe !!!Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInPin on PinterestShare on Facebook




Se há uma coisa que estamos precisando no Android realmente são ferramentas para proteção e prevenção. Nos últimos tempos temos uma série de hacks ou vulnerabilidades que estão sendo descobertas de tempos em tempos.

Embora isso possa ser um pouco preocupante uma coisa é certa, pelo menos o Google está se movimentando e este ano lançou uma série de atualizações de segurança que agora são inclusive, mensais.

Além do Stagefright que causou um grande barulho ( se você usa a CloudyG2 3.3 pode usar um patch que eu fiz para o LG G2 ) agora apareceu um adware que se instala e faz root automaticamente, sendo bem difícil de ser desinstalado e enche o saco do usuário com diversos tipos de anúncios.

Como o Stagefright não necessita de acesso root para agir pode ser apresentado para o usuário em testes e educá-los se estão em risco ou não ( o que não é o caso de um que se instala via root e causa muitos, mas muitos problemas para o usuário comum até na remoção ).
E para este fim chegou um novo aplicativo na Google Play Store que tem o nome de VTS ( ou Vulnerability Test Suite ) que irá analisar o seu dispositivo e lhe mostrar toda as vulnerabilidades que ele possui ( pelo menos aquelas que foram publicadas ).

E isto inclui o teste do Stagefright e alguns bugs e falhas de segurança que ainda não ganharam um grau de ameaças na mídia.

Resultado do VTS para o Android

No meu caso pelo menos os resultados foram bem tranquilos. Peguei alguns pequenos bugs de segurança e pelo menos em relação ao Stagefright ( mesmo que a minha ROM seja vulnerável ) eu já havia resolvido com o patch que eu citei acima.

Como o VTS não envia qualquer dado para a nuvem pelo menos somente você e seu dispositivo estarão a par de todas as doenças que ele tem.

VTS para o Android funcionando

O ponto que deve ser ressaltado em relação a este aplicativo é que ele é somente um informativo. Ele não resolve as vulnerabilidades.

Isto é ótimo porque pode lhe proteger de alguns problemas sérios como o Stagefright que tornam o dispositivo vulnerável a um simples MMS ou outro programa que manipule mensagens multimídia.

Apesar de muitos dizerem que a mudança de aplicativo de SMS resolve tudo, é uma coisa errada. A vulnerabilidade é relacionada a biblioteca Stagefright portanto qualquer arquivo multimídia com a exploração da falha em qualquer aplicativo ( além do SMS ) pode lhe causar problemas.

O que é bom no VTS é que ele vai lhe mostrar todos os problemas nas suas ROMS oficiais ou não oficiais e portanto, pode lhe dar os dados mais certeiros para poder cobrar os fabricantes a resolver estes problemas no Android ( que em geral já foram resolvidos nas atualizações de segurança mensais do Google ).

The app was not found in the store. 🙁