Falhas de segurança

330 Apps na Play Store estavam infectados com um malware para DDOS

330 Apps na Play Store estavam infectados com um malware para DDOS

Uma coisa é garantida. Sempre que um sistema operacional vira um padrão de mercado ele acaba virando alvo. E apesar dos grandes esforços do Google para manter seu ecossistema sem problemas … eles podem acontecer.

E a última ameaça que apareceu no mundo Android tem nome, WireX.

A WireX é uma botnet que vem em forma de um aplicativo Android e seu único propósito é ajudar a direcionar o tráfego para sites específicos na tentativa de derrubá-los na forma um ataque DDoS.

Se você não sabe o que é isto, o DDoS é quando um servidor ( ou rede ) recebe mais tráfego do que pode gerenciar resultando em indisponibilidade momentanea do servidor.

O GIF abaixo mostra a forma como se comportou uma das maiores botnets da história, a Mirai em uma visualização do tráfego internet sendo distribuído de um canto do globo para outro.

 

Como a plataforma Android ganhou muito mercado e tem cada vez mais usuários sem grande conhecimento ela vem sendo usada para uma infiltração bem grande esta talvez tenha sido uma das maiores infecções até o momento.

Cerca de 300 aplicativos na Google Play Store foram infectados e, o Google já os removeu tanto dos smartphones quanto da loja.

Pessoas em mais de 100 países já haviam instalado os aplicativos.

E é bom lembrar. A segurança no Android é uma preocupação constante e infecções, tal qual em qualquer outra plataforma não irão sumir.

O Google agora tem uma área específica para o assunto e está lançando patches de segurança mensais e monitora sua loja sem que pode.

No entanto eles não conseguem parar todas as ameaças.

O que é bom saber é que pelo menos o Google anda agindo rapidamente e tirando estas ameaças da loja, que acabariam sendo realmente instaladas por pessoas que não tem lá muito cuidado com o que colocam em seus smartphones.

Via Phandroid via Ars Technica

comments powered by Disqus