Android Dicas

4 dicas de como ter funcionalidades do Android Marshmallow no seu telefone

Se há uma grande alegria por parte de todos nós quando o Google lança uma nova versão do seu sistema operacional, bate uma grande tristeza quando lembramos que boa parte de nós pode nem ter a chance de testar esta nova versão.

Isto porque temos fabricantes que ainda nem conseguiram entregar o Android Lollipop ( vide LG Brasil que foi incapaz de entregar o Android Lollipop para o D805 ) .

Assim acabamos por ter que apelar para alguns hacks e com isto, tentar pelo menos ter parte das funcionalidades em nosso smartphone.

É bom lembrar que boa parte do que eu vou publicar aqui depende de root para funcionar. Portanto, caso você não tenha root no seu smartphone pode ser que não consiga ter algumas das funcionalidades que vou citar.

Outro ponto, é, que, caso seu fabricante não lhe entregue   o Android Marshmallow você ainda tem uma boa opção que é apelar para desenvolvedores não oficiais que tranquilamente lhe entregarão uma ROM que irá resolver o seu problema.

Portanto, sem mais delongas … vamos às dicas.

Android Marshmallow

Gerenciando as permissões por aplicativo igual no Android Marshmallow

Engraçado que esta é uma função que já existia em ROMs não oficiais a algum tempo e agora voltou na ROM oficial do Google.

Esta funcionalidade permite que você consiga fazer o gerenciamento de permissões por aplicativo e, cas ache que um aplicativo está com um excesso de permissões, você simplesmente a bloqueia.

Para se ter isto em qualquer ROM é necessário que você instale o Xposed Framework e logo após o aplicativo Xprivacy, que de posse do root no aparelho irá fazer o mesmo trabalho que a funcionalidade padrão do Google.

Eu utilizo o Xprivacy já a alguns anos e posso dizer que realmente é um aplicativo indispensável para quem leva a sério Privacidade.

[ROOT] X Privacy Installer
[ROOT] X Privacy Installer

Chrome Custom Tabs

Até o Android Marshmallow toda vez que clicávamos em um link a coisa era bem complicada. Isto porque toda vez que um link era acionado ele carregava um navegador completo e, com isto, principalmente se você estiver usando o Chrome, que adora comer recursos, é um terror.

Um link do Whatsapp ou até, um clique em um e-mail simplesmente poderia tirar o seu smartphone das suas mãos a a partir daí, simplesmente você não mais conseguia usar seu smartphone pois todos os recursos acabavam exauridos por um simples link.

No recurso Chrome Custom Tabs que vem no Marshmallow ele carrega somente um pequeno conjunto de recursos que acaba utilizando menos o seu sistema como um todo.

Infelizmente, não dá para adicionar este recurso ao Lollipop  mas há recursos para isto.

O Browser Link Bubble é uma opção, pois ele abre o link em uma pequena bolha e você pode continuar fazendo o que está fazendo, para, se quiser, abrir completamente o link .

The app was not found in the store. 🙁

Outra opção é o X Halo Floating Window que , como o próprio nome diz, permite janelas flutuantes no seu smartphone, mas, neste caso, ao contrário do Link Bublle, você precisa de root e do Xposed Framework instalado.

Smart Link como o que apareceu no Android Marshmallow

Uma das coisas que já tínhamos por padrão no Android mas que com o tempo o Google foi lapidando foi a aplicação padrão para cada link que abrimos na internet.

Anteriormente ele abria uma série de aplicações e você tornava aquela aplicação a padrão para aquele serviço ou site. Agora, o Smart Link faz isto de forma mais divertida e automática.

Ou seja, independente da ligação ou não do serviço a um aplicativo sempre que você clicar em um tipo de link no navegador o Smart Link será capaz de abri-los no aplicativo adequado. Ou seja, ao clicar num fórum que tenha o Tapatalk, ele irá abrir o Tapatalk, ao clicar num link do Twitter, ele irá abrir o Twitter e assim por diante.

Além do recurso padrão que temos no Android, evidentemente, se você instalar o TapPath você terá um recurso semelhante ao Android Marshmallow.

The app was not found in the store. 🙁

Suporte a leitores de impressão digital

Esta é uma funcionalidade que dá para brincar mas não com a mesma segurança que temos no Android Marshmallow.

Para quem não acompanhou ou leu alguma coisa sobre o Android Marshmallow não deve saber que o sistema operacional tem suporte nativo a leitores de impressão digital, motivo pelo qual todos os últimos smartphones tem isto. Com este suporte é possível, tal qual em smartphones da Samsung que se possa fazer autorização de pagamentos ou até, desbloqueio do aparelho usando seu dedo ( evitando a fadiga da senha ou então, uma senha ).

O Ice Unlock pode ser um jeito de experimentar a funcionalidade, pois ele transforma sua câmera em um leitor de impressão digital. Evidentemente que não tem a mesma segurança que um leitor de impressão digital dedicado mas pelo menos, com ele, você pode conseguir desbloquear seu aparelho, mas, não é indicado para autorização de pagamentos.

 

Recomendados Para Você:

Sobre o autor

ataliba

Pai, marido, e analista de Sistemas que nos últimos anos se especializou em Linux e Unix e adora redes. Por este motivo celulares se tornaram seus grandes companheiros e no Android achou a mesma facilidade de personalização que tinha nos Linuxes.
A partir daí desenvolveu grande paixão pelo sistema operacional e é sobre isto que falará aqui.

Siga-nos nas Redes Sociais

Busca




Que tal nos acompanhar via Sparkle ?

Acompanhe nosso blog via Sparkle
Que tal nos acompanhar via Sparkle ? Asssine nossa trilha e receba nosso conteúdo automaticamente no seu smartphone.

/* ]]> */