Falhas de Segurança

A aplicação de mensagem da Samsung está enviando fotos para contatos

Se você tem um telefone da Samsung tenho algo aqui a lhe dizer que pode lhe deixar um pouco preocupado.

Alguns dispositivos da empresa estão enviando fotos tiradas com a câmera para contatos que estejam na sua agenda sem permissão.

O problema está aparecendo em dispositivos Galaxy S9 e S9 Plus, mas, como o software pode estar em outros aparelhos da empresa não dá para saber se ocorre também em outros aparelhos.

O problema apareceu pela primeira vez no Gizmodo, onde vários usuários reportam o comportamento em fóruns da própria Samsung e no Reddit, que é sempre um lugar onde tal coisa começa a aparecer.

“Enviar fotos para outros é uma das funções mais básicas de um smartphone, mas quando o aplicativo de mensagens de texto do seu telefone começa a enviar fotos aleatoriamente sem seu conhecimento, você tem um problema”, relata o Gizmodo.

“E infelizmente de acordo com algumas reclamações no Reddit e nos fóruns oficiais da Samsung parece que foi exatamente isto que aconteceu com um punhado de usuários de celulares da Samsung, incluindo usuários de dispositivos de última geração como o Galaxy Note 8 e o Galaxy S9.”

“Ontem a noite por volta das 2:30 da manhã meu telefone enviou a ela minha galeria de fotos via texto mas não havia nenhum registro disto no meu aplicativo de mensagens. No entanto houve registro do envio nos logs da tmobile. Porque isso aconteceria ?”, escreve o usuário do Reddit.

As mensagens indesejadas foram enviadas através do aplicativos Samsung Messages e muitos usuários só descobriram o problema após os destinatários receberem as fotos.

A Samsung confirma que está ciente do que foi reportado e, mesmo que tenha causado diversos problemas, com toda certeza, a empresa só diz que sua equipe técnica está investigando o problema.

Abaixo uma lista de problemas observados desde que o RCS Messaging foi habilitado e tem o recurso de texto programado.

Aliás, para quem não sabe o que é RCS ( Rich Communication Services ), ele é um protocolo de comunicação de operadoras de telefonia móvel que permite que o telefone se comunique com elas e visa substituir as mensagens de SMS por um sistema de mensagens de texto mais rico, onde o mais importante é a possibilidade de transmitir multimídia em chamadas e, ainda acesso a uma lista telefônica.

  • Mensagens agendas são enviadas antes do tempo.
  • Mensagens de texto agendado acabam em tópicos errados.
  • Mensagens agendadas são incorretamente marcadas como enviadas, mas a outra parte não recebeu.
  • Claramente muitos usuários estão especulando que o problema foi introduzido com o envio de atualização de mensagens RCS envidas pelas operadoras de telecomunicações.

Como medida temporária a Samsung pede que os usuários revoguem as permissões de acesso ao armazenamento pelo Samsung Mensagens.

Configurações -> Aplicativos -> Mensagens Samsung -> Permissões -> Armazenamento

E a Samsung pede que você tenha problemas entre em contato com o serviço ao cliente da mesma, até porque, qualquer problema que ela tenha causado ao usuário, pelo menos no Brasil, é passível de gerar grandes problemas para eles judicialmente.

 

Via Security Affairs / Imagem de divulgação da Samsung

Recomendados Para Você:

Sobre o autor

ataliba

Pai, marido, e analista de Sistemas que nos últimos anos se especializou em Linux e Unix e adora redes. Por este motivo celulares se tornaram seus grandes companheiros e no Android achou a mesma facilidade de personalização que tinha nos Linuxes.
A partir daí desenvolveu grande paixão pelo sistema operacional e é sobre isto que falará aqui.

Siga-nos nas Redes Sociais

Busca




Que tal nos acompanhar via Sparkle ?

Acompanhe nosso blog via Sparkle
Que tal nos acompanhar via Sparkle ? Asssine nossa trilha e receba nosso conteúdo automaticamente no seu smartphone.

/* ]]> */