Logotipo da CyanogenMod
Cyanogen

A Cyanogen parece ter optado pela Microsoft para fugir dos aplicativos do Google

Já tem algum tempo que estamos vendo diversos rumores sobre uma possível parceria entre a Cyanogen e a Microsoft. Quem é purista ficou meio cismado com esta parceria, mas é bom lembrar que a gigante da tecnologia vem a alguns meses namorando o Open Source.

E, agora, realmente parece que a coisa não é somente um rumor e a Microsoft realmente está junto com a Cyanogen para inserir as aplicações da Microsoft na versão do Android deles.

A parceria foi anunciada pelo Cyanogen e vai ser para fornecer aplicativos nativos da Microsoft para o sistema comercial deles, a Cyanogen OS, que serão praticamente os serviços que podem vir a substituir o que eles hoje tem do Google ( Bing, Skype, Onedrive, OneNote, Microsot Office e Outlook ).

“Esta excitante parceria com a Microsoft nos permitirá trazer novos tipos de serviços integrados  para usuários móveis em mercados ao redor do mundo”, disse Kirt McMaster, CEO da Cyanogen. O vice presidente executivo da Microsoft disse que a Microsoft “vai continuar a oferecer experiências de âmbito mundial em toda a produtividade e comunicações no Windows e estamos muitos satisfeitos em saber que os usuários da Cyanogen em breve serão capazes de tirar partidos destes mesmos serviços poderosos.”

Quem acompanha o mundo Android sabe que a Microsoft a algum tempo vem namorando a comunidade e talvez, inclusive, tentar tirar um pouco dos usuários do Google. Ela chegou a lançar versões para tablet da sua suite de escritório e até mesmo o Next Lock Screen que teve uma aceitação bem grande entre os usuários, mesmo sendo de uma empresa que em teoria, não tem um bom relacionamento com a comunidade de código aberto.

Após o feedback dos usuários ( sim, uma ação deste tipo iria acabar gerando uma série de medos em todos ) a Cyanogen os  tranquilizou  deixando claro que as aplicações não virão pré-instaladas no sistema operacional :

“Suas nightlies não terão um súbito afluxo de aplicativos da Microsoft – vocês podem ficar tranquilos. A CyanogenMod tem historicamente se mantido neutra na escolha dos seus serviços, se você usa Google, Amazon ou Fdroid; nós iremos deixar essa decisão para você e não temos nenhuma intenção de mudar isso”.

Apesar de parabenlizar a Cyanogen pela atitude de se tornar uma empresa que terá um sistema operacional diferenciado ao do Google em termos de serviços fico meio cismado com a parceira.

Todos sabemos que a Microsoft não é uma parceira muito grande da comunidade aberta, sendo, portanto, bem arriscado que todo o trabalho da comunidade Cyanogen de uma hora para outra seja abarcado pela gigante ou simplesmente, descartado caso ela tome o controle total da Cyanogen Inc.

Pessoalmente, eu devo me afastar um pouco agora da Cyanogen e dar mais atenção a ROMs que sejam baseadas na AOSP pura, pois, infelizmente, esta grande base de ROMs agora se torna uma bomba prestes a estourar ( ou não ) com esta parceria.

E você, o que achou desta parceria ? Animado ou assustado ?

Recomendados Para Você:

Sobre o autor

ataliba

Pai, marido, e analista de Sistemas que nos últimos anos se especializou em Linux e Unix e adora redes. Por este motivo celulares se tornaram seus grandes companheiros e no Android achou a mesma facilidade de personalização que tinha nos Linuxes.
A partir daí desenvolveu grande paixão pelo sistema operacional e é sobre isto que falará aqui.

Siga-nos nas Redes Sociais




Que tal nos acompanhar via Sparkle ?

Acompanhe nosso blog via Sparkle
Que tal nos acompanhar via Sparkle ? Asssine nossa trilha e receba nosso conteúdo automaticamente no seu smartphone.

/* ]]> */