Falhas de segurança

A falha no Android permitia que os aplicativos espionassem os usuários através da câmera dos seus smartphones

A falha no Android permitia que os aplicativos espionassem os usuários através da câmera dos seus smartphones

Se há algo que eu sempre me preocupo é com o resto de privacidade que existe em nossas vidas. Durante boa parte dos nossos dias passamos junto a dispositivos que podem ser monitorados. E isto, de um tempo para cá virou uma preocupação mundial ( mesmo que qualquer um saiba que privacidade é algo que já perdemos a anos ).

Mas para quem é preocupado aparece agora uma notícia bem chata dada pelo pessoal da CheckMarx. De acordo com ele nem é necessário um hack para que isto seja feito.

De acordo com o relatório que eles publicaram uma falha de segurança no Android permitia que aplicativos acessassem a câmera e o microfone do telefone mesmo sem a permissão do usuário. Ou seja, nem precisa que você permita que o aplicativo acesse aquelas funcionalidades, pois elas seriam acessadas de forma transparente, sem nenhuma ação de sua parte.

O que é chato neste caso é que a falha permitia que os aplicativos solicitassem apenas a permissão para acessar o armazenamento do smartphone, que é algo bastante normal quando se fala em Android.

O problema é que devido a esta falha, quando a permissão de armazenamento acontecia, ela passava a abrir as portas também para o acesso ao microfone e câmera … sem que o usuário estivesse a par disto.

A boa notícia ( ou não ) é que o Google já reconheceu a falha e em comunicado a empresa de segurança elas alegam que a mesma já foi corrigida.

Ou seja, se você tem um dispositivo Pixel ou algum dispositivo que receba atualizações constantes via Google, você pode pode não ser mais afetado pelo problema.

Mas é bom lembrar que o ecossistema do Android não é algo padronizado, ela pode ser encontrada em outros dispositivos.

Portanto, caso ele não seja mais atualizado pelo fabricante, talvez uma troca de dispositivo ou até, uma ROM alternativa pode ser uma boa opção.

Via Phandroid via CheckMarx / Imagem via Pixabay

comments powered by Disqus