A Motorola não vem muito bem ultimamente, pois vários dos seus telefones tiveram seus prazos cancelados ou atrasados e metade da equipe de engenharia da empresa em Chicago foi demitida no início deste mês.
Embora o Oreo ainda não tenha sido lançado para o carro-chefe da empresa em 2016 ( e por sinal para a maioria dos smartphones dela ) os desenvolvedores agora podem baixar o código-fonte do kernel atualizado.
Se você não estiver familiarizado sobre o kernel do Linux ( acredito que isto não seja o caso dos leitores aqui do blog ) ele está sobre a licença GPL e todas as vezes que algo utiliza este kernel, obrigatoriamente, tem que ser publicado sob a licença GPL também.
Portanto, sempre que um fabricante modifica o kernel para uso em seus dispositivos ele é “obrigado’ pela licença a publicar o mesmo para que outros possam acessá-lo ou até, fazer uso do mesmo.
E este código é utilizado sempre por desenvolvedores de ROMs alternativas e recoverys personalizadas, o que ajuda demais para que elas sejam tão estáveis quanto o padrão que vem oficialmente no smartphone.
O novo código do kernel é especificamente para o Android 8.0 Oreo no Moto Z (griffin).
Se você como eu curte desenvolvimento de kernel e ROMs, pode ir direto aqui neste GitHub, que é onde o código está publicado.
Via Android Police