Kernel Motorola

A Motorola publica o código fonte do Kernel do Android 8.0 Oreo do Moto Z de 2016

A Motorola não vem muito bem ultimamente, pois vários dos seus telefones tiveram seus prazos cancelados ou atrasados e metade da equipe de engenharia da empresa em Chicago foi demitida no início deste mês.

Embora o Oreo ainda não tenha sido lançado para o carro-chefe da empresa em 2016 ( e por sinal para a maioria dos smartphones dela ) os desenvolvedores agora podem baixar o código-fonte do kernel atualizado.

Se você não estiver familiarizado sobre o kernel do Linux ( acredito que isto não seja o caso dos leitores aqui do blog ) ele está sobre a licença GPL e todas as vezes que algo utiliza este kernel, obrigatoriamente, tem que ser publicado sob a licença GPL também.

Portanto, sempre que um fabricante modifica o kernel para uso em seus dispositivos ele é “obrigado’ pela licença a publicar o mesmo para que outros possam acessá-lo ou até, fazer uso do mesmo.

E este código é utilizado sempre por desenvolvedores de ROMs alternativas e recoverys personalizadas, o que ajuda demais para que elas sejam tão estáveis quanto o padrão que vem oficialmente no smartphone.

O novo código do kernel é especificamente para o Android 8.0 Oreo no Moto Z (griffin).

Se você como eu curte desenvolvimento de kernel e ROMs, pode ir direto aqui neste GitHub, que é onde o código está publicado.

 

Via Android Police

Recomendados Para Você:

Sobre o autor

ataliba

Pai, marido, e analista de Sistemas que nos últimos anos se especializou em Linux e Unix e adora redes. Por este motivo celulares se tornaram seus grandes companheiros e no Android achou a mesma facilidade de personalização que tinha nos Linuxes.
A partir daí desenvolveu grande paixão pelo sistema operacional e é sobre isto que falará aqui.

Siga-nos nas Redes Sociais




Que tal nos acompanhar via Sparkle ?

Acompanhe nosso blog via Sparkle
Que tal nos acompanhar via Sparkle ? Asssine nossa trilha e receba nosso conteúdo automaticamente no seu smartphone.

/* ]]> */