A Suprema Corte da Rússia decidiu que o Telegram deve fornecer as suas chaves criptográficas ao FSB ( Federal Security Service ) para acessar os dados de mensagens dos usuários para evitar o seu bloqueio.
E isto é uma péssima notícia para o Telegram pois caso eles não abram mão da privacidade dos seus usuários ele pode ser bloqueado na Rússia.
Roskomnadzor que é responsável pela regulação de mídia no país pediu ao Telegram que compartilhe detalhes técnicos para acessar mensagens eletrônicas compartilhadas através do aplicativo de mensagens.
Roskomnadzor solicitou “fornecimento da chave ao FSB e as informações necessárias para decodificar as mensagens recebidas, transmitidas ou enviadas”, em um prazo de 15 dias.
Em junho, Roskomnadzor e o governo russo ameaçou proibir o popular aplicativo de mensagens instantâneas porque a empresa se recusou a cumprir as novas leis de proteção de dados do país.
Em julho a empresa concordou em se registrar com as autoridades da Rússia para evitar a proibição local mas não compartilhou os dados de usuário, que, é, sem dúvida, um dos padrões da empresa.
O Telegram apelou contra a decisão mas a Suprema Corte rejeitou o pedido da empresa.
O fundador do Telegram, Pavel Durov, rotulou o pedido do FSB como “tecnicamente impossível de realizar” e inconstitucional, e deixou a Rússia em setembro de 2017 em resposta ao pedido do FSB.
Em julho a Duma da Rússia aprovou a lei para proibir ferramentas usadas para navegar em sites ilegais.
As autoridades russas solicitaram as empresas privadas que operam no país para fornecer as chaves ao FSB e informações sobre as atividades dos usuários, todos os dados relacionados aos usuários russos que devem ser armazenados em servidores locais de acordo com a legislação antiterrorista aprovada em 2016 .
<div class="developer">
<span class="label">Developer: </span><br /> <span class="value"><a target="_blank" rel="nofollow" href="httpss://play.google.com/store/apps/developer?id=Telegram+FZ-LLC"><span>Telegram FZ-LLC</span></a></span>
</div>
<div class="price">
<span class="label">Price: </span><br /> <span class="value">Free</span><br /> <span class="rating"></p>
<div title="5 of 5 stars" class="rating-stars stars-monochrome stars50">
</div>
<p>
</span> </div>
</p></div> </div>
<p>
<!-- /WP-Appbox -->
</p>
<p>
</p>
<p>
<strong>Via <a href="https://securityaffairs.co/wordpress/70491/laws-and-regulations/telegram-fsb-law.html" target="_blank" rel="noopener">Security Affairs</a></strong>
</p>