Notícias

Acabaram as sobremesas :( o novo design do Android não vai usar mais nomes de sobremesas nas novas versões

Eu acompanho o Android desde suas primeiras versões. A pouco tempo inclusive achei perdido em casa o meu HTC G1. Sim, o primeiro telefone Android. Uma hora posto uma foto dele no Instagram para vocês olharem.

E desde suas primeiras versões o Android sempre trouxe uma série de mudanças em cada uma de suas versões. E, parece que este ano a mudança será um pouco maior.

Lembram-se que todas as versões tinham um nome de sobremesa ? Então, parece que com o Android Q a coisa irá mudar.

Junto com todas as mudanças que sempre temos nas versões do Android, agora, parece que o Google quer adotar uma nomeclatura numérica para tornar a comunicação mais fácil de entender e comunicar com os desenvolvedores e parceiros.

A mudança também virá acompanhada por um novo logotipo do Android com mudanças na fonte, nas cores e na inclusão do robôzinho verde que todos gostamos.

A idéia com esta modificações tem como foco melhorar a acessibilidade da marca Android no mundo. Com 2,5 bilhões de dispositivos ativos a convenção anterior, mesmo que muito divertida, causava um problema na comunicação por ser pouco intuitiva.

Por exemplo, o L e o R tem nomes bem difíceis de distinguir quando são falados em outros idiomas. Então, quando algumas pessoas nos ouviram falar Android Lollipop em voz alta, não ficou claro que ele se referia a versão após o KitKat. E fica ainda mais difícl para os novos usuários do Android que não estão tão familiarizados com a convenção de nomeclatura entender se seu telefone estão executando a versão mais recente do sistema. Sabemos que as tortas são uma sobremesa em alguns lugares e que os marshmallows, embora deliciosos, não são muito populares em muitas partes do mundo.

No novo esquema o Google decidiu incorporar cores mais escuras que são mais fáceis de serem vistas e identificadas pelas pessoas. Algo que eu sinceramente achei interessante mas, não acho que fosse difícil de identificar.

No fundo as mudanças não vão atrapalhar em nada ninguém já que o usuário comum acabava nem se divertindo tanto com isto. Já nós, que somos mais entusiastas ficaremos um pouco orfãos desta tradição e, no fundo, teremos boas lembranças dos nomes e imagens que o Google usou para lançar seus produtos ao longo dos últimos anos.

Seria interessante pelo menos o Google revelar, mesmo que extraoficialmente o nome que eles iriam utilizar para o Android Q.

E aí, o que você achou desta mudança ? Eu vejo como uma quebra de tradição, mas, no fundo, na prática, nada muda. E você ?

Via Phandroid

Recomendados Para Você:

Sobre o autor

ataliba

Pai, marido, e analista de Sistemas que nos últimos anos se especializou em Linux e Unix e adora redes. Por este motivo celulares se tornaram seus grandes companheiros e no Android achou a mesma facilidade de personalização que tinha nos Linuxes.
A partir daí desenvolveu grande paixão pelo sistema operacional e é sobre isto que falará aqui.

Siga-nos nas Redes Sociais




Que tal nos acompanhar via Sparkle ?

Acompanhe nosso blog via Sparkle
Que tal nos acompanhar via Sparkle ? Asssine nossa trilha e receba nosso conteúdo automaticamente no seu smartphone.

/* ]]> */