Pesquisadores da empresa de segurança Qihoo descobriram uma nova botnet de mineração Android que tem como foco dispositivos que estejam com o ADB aberto.
O malware mal-intencionado ADB.Miner destina-se a dispositivos Android e escaneia a interface de depuração ADB ( porta 5555 ) e os infecta com um minerador de Monero.
A porta 5555 é a porta em que é possível se conectar ao ADB e que normalmente deve estar desligada. Os dispositivos infectados pelo ADB.Miner são dispositivos nos quais os usuários ou fabricantes habilitaram a porta de depuração do ADB.
No gráfico ( o primeiro ) é possível ver que a primeira infecção aparece em 31 de janeiro. Ainda tivemos um aumento detectado em 2 de janeiro de 2018 e está ainda aumentando neste momento.
Uma vez que o dispositivo seja infectado pelo ADB.Miner, ele passa a escanear a internet para tentar comprometer outros dispositivos.
De acordo com os especialistas o ADB.Miner tem partes do código da botnet Mirai e é a primeira vez que este código é utilizado em um malware para Android.
Os pesquisadores não revelaram a forma como o malware infecta os dispositivos Android é e provável que ele explore alguma falha na interface do ADB.
O número de dispositivos infectado está crescendo rapidamente de acordo com diferentes estatísticas e podem ser entre 2,75K e 5,5K .
As duas fontes relatadas pelo NetLab da Qihoo 360 são :
E no momento em que o artigo foi escrito as varreduras do ADB.Miner atingiram 75900 ips únicos.
A maioria dos endereços ip que estão gerando os escaneamentos/varreduras estão localizados na China ( 40% ) e Coréia do Sul ( 30% ).
Os operadores da BotNet estão esperando os pagamento neste endereço de carteira Monero :
44XT4KvmobTQfeWa6PCQF5RDosr2MLWm43AsaE3o5iNRXXTfDbYk2VPHTVedTQHZyfXNzMn8YYF2466d3FSDT7gJS8gdHAr
E se você der um olhada não há nenhum pagamento ainda direcionado a eles.
Via Security Affairs