Dicas

Agora é possível o dual boot com o Ubuntu Touch

Agora é possível o dual boot com o Ubuntu Touch

Maravilha 🙂 Para quem está com os dedos coçando para testar o Ubuntu Touch a Canonical acaba de dar aos usuários um presente de Natal.

Agora é possível o dual boot em um celular com Android.

A nova funcionalidade tem como foco os desenvolvedores pois o dual boot permite que se continue usando o atual sistema operacional do dispositivo da pessoa. Para este dual boot com o Android e o  Ubuntu Touch é necessário o flash das ROMS e ainda uma modificação do layout de particionamento do dispositivo. São suportados o Android AOSP ( possivelmente os derivados também ) , Cyanogenmod ( e possivelmente também seus derivados ) e alguns outros tipos de Android para ser usados com o Ubuntu Touch Phone/Tablet.

Para quem é ligado em saber como a coisa funciona, a mudança do sistema operacional que irá inicializar não é feita através do boot-loader mas sim a partir de uma aplicação dentro do Ubuntu Touch ou então, dentro do Android ( quem usou PALM OS deve lembrar de um “Android” que inicializava nestes dispositivos. Ou seja, é bem por aí. Clicávamos em um ícone e ele chamava o outro sistema operacional ).

A instalação inicial do Ubuntu Touch para este dual boot é feita através de um apk.

Para maiores detalhes sobre a instalação ( em breve tentarei postar um pequeno tutorial aqui ) é só ir ao site de desenvolvedores do Ubuntu ( developer.ubuntu.com ).

Ou seja, como pode ser visto a Canonical realmente está investindo pesado  para que hajam muitos desenvolvedores para sua plataforma móvel e com isto, cada vez mais programas disponíveis para seus futuros usuários.

Talvez seja este realmente o grande motivo pelo qual a empresa esteja demorando um pouco em lançar o Ubuntu, já que quanto maior o grupo de usuários do sistema e desenvolvedores maior a possibilidade de sucesso do projeto.

Que o diga o Google e o Android. O XDA que é o maior fórum de usuários do Android fornece ao Google milhares de idéias que vira e mexe são implementadas em seu sistema operacional.

Espero que a Canonical crie também este tipo de boa relação com o seu grupo de usuários no futuro.

comments powered by Disqus