Infelizmente ainda não há um modo fácil de rodar aplicativos Android em desktops a não ser que sejam desktops que estejam rodando o Android.
Existem muitas ferramentas de virtualização com o AMIDuOS e o Bluestacks mas são soluções que executam o Android em uma janela fixa ( ou seja, virtualizam um dispositivo Android ) e podem ser chatas e lentas boa parte das vezes.
Mas sempre há soluções novas aparecendo e agora, temos o Anbox que está atualmente em estágio Alpha e que tem o objetivo de executar quase que nativamente aplicativos Android ao lado dos aplicativos normais … desde que você seja, como eu, usuário de Linux no dia a dia.
O Anbox usa o modo freeform do Android 7.0 o que significa que as janelas dos aplicativos podem ser redimensionadas e movidas.
E tem outro ponto. O Anbox não usa nem virtualização e muito menos emulação. O ponto é que o kernel do Android é executado como um subsistema do Linux em uma área restrita.
Isso significa que é necessário dar acesso root completo e instalar alguns módulos no seu kernel, o que, mesmo que você seja um total paranóico com segurança, não chega a ser grande problema ( você pode acessar o código fonte do projeto para ter certeza que não há nenhum problema ).
Além disto é necessário instalar também o ADB para instalar aplicativos de terceiro uma vez que não há no projeto uma loja de aplicativos integrada ( algo que em breve alguém com certeza irá resolver ).
O projeto no momento infelizmente só roda no Ubuntu 16.04 LTS ou superior, mas como o site é bem completo com toda certeza em breve alguém irá portá-lo para outras distros.
Já testei em uma máquina virtual com Ubuntu aqui e foi bem interessante. Espero que alguém consiga portar para o Fedora ou outras distros.
Via Android Authority e OMG! Ubuntu