O Google anunciou que eles estão em um processo de atualização do Android que virá com atualizações trimestrais. Com isto em mente o @evleaks tweetou que as próximas versões trimestrais do Nougat virão com as versões 7.1, 7.1.1 e 7.1.2.
O Google parece já estar trabalhando no Android 7.1 e suas versões de preview para desenvolvedores devem aparecer até o outono.
Estas versões de manutenção devem vir com novas funcionalidades , mas tem como foco principal revoler bugs e o Android 7.1 Nougat ainda vai contar com o novo launcher Nexus, o Google Assistant e os novos e melhorados botões virtuais do Android.
Estes lançamentos pontuais seguem a estratégia de lançar novas versões do Android e evidentemente correções de segurança mensais.
O Android 6.0 Marshmallow foi rapidamente atualizado para o Android 6.0.1 e após isto não vieram novas versões pois os engenheiros já estavam trabalhando no Android 7.0 Nougat.
Uma preocupação do Google em liberar atualizações de manutenção para a plataforma Android é que ela aumenta o número de versões que os fabricantes podem fornecer em seus dispositivos e , é claro, isto vai causar um certo problema para os usuários se situarem neste cenário agora.
A resposta do Google para este problema é tentar ter certeza que os fabricantes realmente estejam na última versão do sistema operacional Android , mas, o problema é que como os fabricantes não tem como seguir o mesmo ritmo do Google ( já que eles personalizam suas versões de Android ) os usuários são forçados a depender da agenda deles e de suas operadoras ( nós brasileiros sabemos bem como funciona isto ).
Ou seja, a partir da liberação do Android 7.1 iremos ver duas versões do Android 7.1.1 no inverno e Android 7.1.2 na primavera.
Isto implicaria que as versões que estarão sendo lançadas no inverno e na primavera conterá menos alterações no código do Android, pois como são modificações de minor number, tendem a ser resoluções de bugs.
O grande problema é que cada vez mais temos mais e mais versões do Android e este volume de versões além de causar problemas para usuários, causa também problema para desenvolvedores.
Além lógico dos problemas de segurança já que boa parte dos fabricantes acabam por não lançar patches de segurança ou até, atualizações para seus aparelhos mais antigos.
Resta saber como isto vai ficar mas uma coisa é certa, é interessante ficar de olho nas novas versões do Nougat e principalmente a 7.1 para ver o que realmente virá de interessante nela.
Vejo que é a hora de começar a planejar a compra do meu próximo smartphone e, OnePlus, se prepare para ter um novo cliente ( chato, por sinal ).