Há uma série de métodos diferentes para que um smartphone moderno possa ser comprometido e usado para monitorar o seu dono sem que ele esteja a par e alguns destes métodos acabam por ser mais invasivos e envolvem câmeras e microfones.
Pode ser difícil dizer quando um smartphone foi vítima de um problema deste tipo e quando, os donos estão sendo obseravdos e ouvidos e ainda por cima, pode ser muito mais difícil ainda se livrar deste tipo de vigilância pois, depois de resolver o problema, ou trocar de smartphone, o novo pode novamente estar sendo monitorado do mesmo modo.
Portanto, sempre que você tomar conhecimento de um problema deste o melhor método é saber como tornar tudo inacessível ao invasor (“go black”) , ou seja, cortar todos estes recursos audiovisuais disponíveis a quem quer lhe espiar.
E, o VICE ( um programa da HBO ) recebeu Edward Snowden para falar um pouco mais sobre isto.
Embora possa ser quase impossível hoje se manter longe dos olhares curiosos a maior parte do tempo Edwared Snowden aponta que você pode resolver boa parte destes problemas simplesmente removendo microfones e câmeras do telefone.
Embora possa ser algo muito drástico você ainda pode fazer chamadas telefônicas através de um fone de ouvido com microfone e todas as outras funções do smartphone ficam intactas desde que não seja aquelas que estejam relacionadas a microfones ou câmeras.
Lembre-se que caso você tenha visto algum problema de monitoramento no seu smartphone é bom lembrar que mesmo que tenha removido estes dispositivos outras coisa que faça nele também podem estar sendo capturadas, então, é bom parar de usar o mesmo completamente ( ou até outras formas de comunicação não criptografadas ).
Tenha em mente que estes tipos de invasões em civis são bastantes raros e em geral ocorrem com pessoas que estão na mira dos governos, principalmente o americano, que usa NSA para este tipo de coisa.
Assim, provavelmente haverão outras maneiras que estarão sendo usadas para lhe monitorar, caso você seja alvo, já que geramos metadados o dia inteiro.
Quem é paranóico poderá se divertir muito com a conversa e, fazer seu smartphone um pouco mais seguro.
Mas é bom lembrar que uma vez que tenha feito qualquer um dos hacks indicados pelo Snowden, toda a garantia do seu aparelho é perdida e a partir daí, você é o único responsável pela manutenção dele.
E, sim, há possibilidades de reativar tudo que foi removido no smartphone caso você tenha o conhecimento para isto.
Via Android Headlines