A promessa de uma atualização mensal de segurança é bem interessante mas as coisas podem ser mais rápidas que elas quando se fala de falhas de software e segurança. De acordo com um anúncio do Google eles estão lançando um patch de segurança agora no meio do mês devido a descoberta de um exploit que pode trazer prejuízos para alguns dispositivos como o Nexus 5 e Nexus 6.
A questão surgiu depois que o Google descobriu sobre um método de root que usa uma falha não corrigida que permite elevação local de privilégios no kernel.
O que isto significa é que um aplicativo malicioso teria o poder de afetar códigos dentro do software e a única maneira de corrigir o problema seria fazer o flash de todo o sistema operacional novamente.
A falha é um pouco difícil de ser afetada e o Google através de suas ferramentas de segurança na Google Play Store e sua estrutura de verificação de apps tenta manter as ameaças externas a distância.
O grande problema é que é muito fácil convencer usuários a instalar manualmente aplicativos que possam fazer o root do aparelho e causar problemas ao usuário.
Este aviso aplica-se a todos os dispositivos Android que estejam rodando versões não corrigidas do kernel 3.4 , 3.10 e 3.14 , incluindo todos os dispositivos Nexus. Dispositivos que rodam o kernel do Linux na versão 3.18 ou superior são não estão vulneráveis.
Há várias camadas de segurança mas você pode estar meio abandonado nesta floresta enorme se não pegar logo a atualização que estará chegando por estes dias. Os fabricantes já foram notificados e o repositório AOSP já foi atualizado com estes novos códigos.
Como é uma correção de kernel se você usa uma ROM modificada seus desenvolvedores já devem estar preparando uma atualização do kernel ou então, aguarde o Google publicar as imagens dos Nexus.
Via Google