Quando o Google teve uma pequena briga com as autoridades chinesas e acabou na lista de bloqueios do Grande Firewall de lá o player local de buscas Baidu estava lá para aproveitar o problema que foi gerado.
Localmente o Baidu, na China, é tudo que o Google é para o resto do mundo. Assim, como o Google eles começaram a gerar uma série de serviços como enciclopédias on-line, fóruns pesquisáveis e um serviço de mapeamento.
Competindo com os Bing e Sina o Baidu lá não tinha muita dificuldade em manter sua liderança no mercado de buscas conseguindo até 60% do mercado nos dias de hoje.
Apesar do seu poder na China, fora das muralhas eles não tem poder praticamente nenhum mas parece que eles estão pretendo mudar isto um pouco no futuro porque já contrataram uma equipe de 100 pessoas para trabalhar na sua sede própria no Vale do Silício.
O time responsável pelo trabalho neste carro chamado de ADU-US irá desenvolver de forma incremental e por prioridade, construindo de cara as características mais importantes e depois testá-las em ambientes locais em primeiro lugar.
Quando o produto estiver terminado ele precisa de dados reais para a condução no mundo real e eles planejam deixar seus carros automatizados com dados de áreas que já estão amigáveis para robôs deste tipo como alguns campos e áreas especializadas onde veículos deste tipo receberam aprovação para funcionamento.
A equipe está definida para possuir pessoas que tem capacidade de levar a frente um projeto deste tipo , contendo profissionais que entendem de aprendizagem de máquina e logicamente, software e hardware.
O VP Sênior da Basidu Jim Wang falou sobre a importância do projeto dizendo que o “Baidu está totalmente empenhado em fazer carros que conseguem dirigir sozinhos uma realidade ” e que estes automáveis automatizados ” … irão salvar vidas e tornar o transporte mais eficiente.”
Ele passou a salientar que este equipe vai ter um papel bem importante no desenvolvimento de carros que dirigem sozinhos na Baidu e no cronograma específico que foi dado para a equipe as candidaturas começarão a ser aceitas quando os testes de campo estiverem sendo feitos.
Ainda não há clareza se eles vão trabalhar com ou sem o Google, mas … é claro que com a grana que eles devem levantar na China eles devem tentar fazer seu projeto em paralelo para aí sim, no futuro, se juntar a outras empresas para tornar seu projeto mais forte.
Resumo, agora o Baidu vai vir instalado em carros. Nosso medo se tornou realidade.
Via Android Headlines