Jogos são um dos apps mais procurados em qualquer dispositivo e quando falamos de dispositivos móveis isto não é diferente. Em geral os aplicativos com maior sucesso são sempre estes pois acompanham as pessoas em praticamente todo o tempo livre.
Mas para o desenvolvedor é realmente sempre um desafio ter que criar um jogo. Para que ele se torne um sucesso ele deve ser bem escrito, interessante e divertido de se jogar pois caso contrário vai cair no ostracismo e morrer lentamente esquecido em algum lugar da Google Play Store.
Portanto, se você tem alguma idéia para um jogo interessante e gostaria de encontrar alguma ferramenta para ajudá-lo no desenvolvimento acredito que esta notícia aqui vá lhe agradar em cheio.
A mais ou menos uma década atrás o estúdio GameMaker estava no seu ague. Foi uma ferramenta super fácil de usar que permitiu a diversos usuários criar jogos interessantes sem que tivessem grande conhecimento de programação.
Eu não cheguei a ter contato com esta ferramenta mas um dos usuários do fórum XDA-Developers deve ter utilizado e resolveu criar uma engine de jogo 2D semelhante que utiliza o OpenGL e torna de criação de um jogo o mais simples possível.
A BobEngine utiliza uma “BobView” para mostrar o conteúdo das rom que são nada mais que uma coleção de objetos que possuem atributos que podem ser facilmente configurados.
A BobEngine contém muitos exemplos que podem ajudar o aspirante a desenvolvimento de jogos a entender como funciona a biblioteca.
Esta biblioteca não permitirá automaticamente que vocẽ faça um jogo de sucesso tal qual o Flappy Bird ou Angry Birds mas pelo menos tornará o processo de desenvolvimento um pouco menos chato.
O Plane Popper é um dos jogos feitos com a Biblioteca BobbyEngine
Ele permitirá que você seja capaz de criar o seu jogo 2D mais rapidamente e com um visual interessante para que no futuro você até tenha a chance de ganhar o público com o seu app.
Caso tenha interesse ( eu já baixei ) dê um pulo no tópico do XDA-Developers ou vá diretamente ao site oficial.