Noticias

Breve um aplicativo que promete o reconhecimento facial de qualquer pessoa em qualquer lugar

Breve um aplicativo que promete o reconhecimento facial de qualquer pessoa em qualquer lugar

A guerra em relação a privacidade ganha mais um capítulo em mundo totalmente conectado ( que é no fim uma das coisas mais engraçadas desta luta por privacidade ).

O NameTag é um aplicativo que promete a possibilidade de identificar qualquer pessoa estranha na rua, no metrô ou no shoopping através do reconhecimento facial. Com este programa o usuário a partir do reconhecimento conseguirá a ficha do desconhecido como perfil nas redes sociais e até cadastro de infratores sexuais ( o que por sua vez é muito interessante ).

Se é assustador ou invasão de privacidade nada disto preocupa os criadores que já garantem que o aplicativo está em fase final de desenvolvimento para o Android, iOS e Google Glass.

Para utilizá-lo bastará tirar uma foto do alvo e o programa sozinho irá buscar todos os dados possíveis que conseguir encontrar ( como Facebook, Instagram, Twitter ) e caso o desconhecido(a) esteja em uma rede de relacionamentos o NameTag também será capaz de lhe mostrar isto.

 

O que mais me interessou nas capacidades do programa é que nos Estado Unidos ele também fornecerá uma consulta dentro  do National Sex Offender Registry que é um site que guardar o registro de quase 500 mil infratores sexuais além de outros bancos de dados de outras atividades criminais ( uma iniciativa que falta aqui no Brasil e evitaria alguns crimes que infelizmente temos por aqui ).

“Eu acredito que isto irá tornar namoros online e interações sociais offline muito mais seguras e nos dar uma melhor compreensão das pessoas ao nosso redor””, declarou Kevin Alan Tussy, um dos responsáveis pelo desenvolvimento.

Haverá uma opção de não aparecer nas buscas tal qual o Lulu. E o outro problema que eles podem enfrentar para lançar o programa é que o Google não aceita programas de reconhecimento facial na loja de aplicativos do Google Glass ( ok, Google, então para que um óculos inteligente , me diz aí ? ) , mas nada garante que a restrição será permanente ou que aplicativos semelhantes possam vir a ter sua instalação proibida em um dispositivo Google Glass bloqueado ( lógico, porque dispositivo desbloqueado é o que mais vai ter por aí né ? ). 

Eu pessoalmente só vi vantagens em um aplicativo deste jeito. Lógico, foge um pouco da luta pela privacidade das pessoas ? Sim.

Mas, no fim, se você quer privacidade, já não deveria ter nenhum perfil on line. Se você tem, é porque abriu mão de sua privacidade a muito tempo.

Via :  Codigo Fonte

comments powered by Disqus