Noticias

Bug do Android 5.0 Lollipop causam fechamentos randômicos de aplicações e reinicializações

Bug do Android 5.0 Lollipop causam fechamentos randômicos de aplicações e reinicializações

O Android 5.0 Lollipop é sem dúvida o tema mais discutido do ano em todos os sites envolvidos com o tema. Primeiro, a conversa girou em cima do que ele traria de diferente e como iríamos fazer para mudar do KitKat para a nova versão. Depois a discussão discussão seria quando teríamos o Lollipop disponível para nosso dispositivos.

Eu, como a maioria dos usuários ainda estou neste ponto, aguardando quando eu vou ter o mesmo disponível para meu aparelho.

Os usuários do Nexus ( e possivelmente alguns usuários dos novos smartphones da Motorola ) já estão na fase de ter o Lollipop no aparelho. E agora, estes usuários já estão na fase mais divertida.

Discutir quais os bugs o Android Lollipop possui e quando eles serão resolvidos pelo Google.

Ele é um sistema operacional novo e mesmo que hajam diversos tipos de testes sempre haverão bugs a resolver quando uma primeira versão é lançada a público. Isto porque só quando um sistema cai na mão do usuário no dia a dia é que ele vai se mostrar estável ou não.

Há uma série de bugs que foram reportados. Um é o bug que impossibilitava alguns usuários de enviar SMS e outro bug que afeta o menu de Recentes ( falo sobre ele em breve ) e como ele exibe os cartões.

O problema é que este novo bug pode ser bem mais grave pois os aplicativos são forçosamente fechados e reiniciam.

De acordo com relatos isto anda acontecendo com aplicativos que foram abertos e deixados em segundo plano.

De acordo com o que vem sendo discutido o Android 5.0 Lollipop teria um controle de memória muito melhor porque leva-se sem consideração que ele pode rodar sem problemas em dispositivos com um volume razoável de memória e todos sabemos que o OEM ( controle de memória do Android ) começa a fechar aplicativos a partir de um certo volume de uso para não deixar que o sistema perca sua fluidez.

Só que o problema é que o Sr. Android Lollipop está reiniciando os aplicativos com muito mais frequência do que deveria ( o que parece ser um bug bem chato na parte de controle de memória do Android 5.0 Lollipop ).

A coisa não anda fácil para o Android 5.0 Lollipop

O bizarro é que o Sr. Lollipop não está para bons amigos. Este problema não está sendo observado somente nas aplicações em segundo plano. Também está acontecendo com aplicativos em execução no primeiro plano.

Muitos estão reportando que o problema ocorre quando se está tocando música com algum player e ele forçosamente é fechado ( neste caso fica difícil de imaginar mas o OEM possivelmente é um dos envolvidos ).

O que parece mais estranho é que este problema parece piorar quando o dispositivo não é reiniciado por muito tempo, coisa que me lembra os bugs o controle de memória do Android 1.6 e as reinicializações que tínhamos que deixar programadas nele para a noite.

E um problema deste tipo é bem sério para os usuários e chuto eu que vai deixar muita gente chateada.

Como o controle de memória também passa pela runtime acredito que o Google deve começar dando uma olhada no ART que pode ser um dos culpados pelo problema.

Agora é ficar de olho no git e ver como as coisas vão ser resolvidas.

Direto do Android Headlines

 

comments powered by Disqus