O Essential Phone meio que veio para dar uma modificada no mercado Android que andava bem chato e padrão. E o telefone é bem movimentado pois já teve reduções de preços, OTAs que vieram para modificar um pouco a experiência geral do usuário e acabaram colocando o telefone com um preço de US$499 que o coloca competindo diretamente com empresas como Xiaomi e Oneplus ( anteriormente o telefone tinha o preço de US$699 ).
E o preço mais baixo acaba por também colocar o mesmo na mão de desenvolvedores aumentando com toda certeza o número de modificações para o mesmo.
E depois que o root do telefone já foi disponibilizado, parece que o Essential Phone já tem agora sua primeira ROM, uma LineageOS 14.1.
As builds do LineageOS para o Essential Phone ( codionome mata ) vieram do desenvolvedor invisiblek do XDA que acabou soltando a ROM com algumas observações.
Como vemos na família Pixel do Google , o Xiaomi MI A1 e o Moto Z2 Force, o Essential PH-1 usa o sistema de particionamento A/B para atualizações contínuas.
A ROM em si funciona numa boa para o dia a dia mas, algumas coisas como a instalação do Gapps podem precisar de alguns procedimentos um pouco mais chatos.
A ROM ao que parece funciona corretamente no smartphone com Wi-FI e RIL rodando sem problema nenhum e inclusive é possível usar o aplicativo de câmera padrão do Essential para obter uma experiência parecida com a ROM original.
O recomendado inclusive é usar a porta do GOogle Camera HDR+ para ter uma qualidade superior.
Caso você tenha um Essential Phone ( algum brasileiro comprou ele ? ) é só ir ao tópico ( aqui ) e fazer flash no seu dispositivo.
Lembre-se que caso seja a sua primeira vez que vá manipular um telefone com particionamento A/B, leia e releia as instruções antes de fazer qualquer coisa.
Só depois com toda certeza faça os procedimentos.