A Meizu, fabricante chinesa de dispositivos móveis está começando uma ação bem interessante para ela e um dos maiores players de Linux do mercado.
A empresa anunciou a pouco um novo aparelho carro chefe, o Meizu MX4 Pro poucos meses depois do lançamento do Meizu inicial.
Esta atualização não seria realmente necessária mas a Meizu resolveu colocá-la disponível para o mercado lançando um aparelho ótimo e a um preço bem amigável.
Este aparelho melhora o MX4 com uma tela maior e com melhor resolução, mais memória RAM , um processador mais poderoso e até um scanner de impressão digital abaixo da tela.
E parece que a Meizu não vai parar por aí porque há rumores que ainda virão mais aparelhos até o final do ano ou seja, ainda parece que haverão mais dois aparelhos lançados até o final do ano.
Meizu rodando o Ubuntu OS móvel ( Fonte da Imagem: Sofpedia )
E para quem vem acompanhando o blog aqui ( eu falo sempre sobre o Ubuntu Phone ) parece que as coisas vão melhorar um pouquinho. A Meizu e a Canonical acabam de firmar um acordo de cooperação estratégica que vai trazer o Ubuntu OS em seus aparelhos.
É uma oportunidade para ambos os envolvidos já que a Meizu vai ter a chance de promover os seus aparelhos em outros mercados e a Canonical vai conseguir alavancar finalmente o seu software em um hardware de boa qualidade.
O CEO da Canonical, Jane Silber, e o VP da Meizu, Li Nan fecharam um acordo de coopoeração sobre os primeiros telefones Meizu com Ubuntu que estarão de disponíveis ( de acordo com os envolvidos ) na China e na Europa no primeiro trimestre de 2015.
Outros mercados ainda não estão citados mas possivelmente podemos até receber estes aparelhos tendo em vista que o Brasil possui acordos com a China.
De acordo com o pessoal do Android headlines eles já viram smartphones da Meizu rodando o Ubuntu na última MWC agora deste ano de 2014.
Com isto, é meio que razoável que a Canonical e a Meizu já tenham uma versão funcional do Ubuntu para rodar nos seus aparelhos.
Apesar de não ser fã do Ubuntu, sempre o achei um dos Linux mais limitados que existem pela sua base Debian ( que eu também não gosto nem um pouco ) vai ser bem legal ver mais um sistema operacional móvel no mercado e, talvez, um dos poucos capazes de causar algum problema a hegemonia de mercado quase completa do Android.
Agora é esperar quais mercados receberão o aparelho e quais serão os mods disponíveis para este tipo de sistema operacional.
Via: Android Headlines