Que 2015 seria um ano em que teríamos diversas mudanças no mercado, todos sabemos. Chegada de novos dispositivos, novas tecnologias ( como o Snapdragon 810 ) e, no fim, descontinuidade de alguns produtos.
Desde que o Galaxy S4 Google Play Edition saiu da Google Play Store que muitos estavam apreensivos sobre a possibilidade do fim do programa. Só não havia se oficializado o fim do programa porque a loja ainda possuía o HTC One (M8) GPE sendo vendido.
Sim, falei no passado porque o dispositivo não está sendo mais vendido. Este último moicano nao está mais a venda. Na verdade, ele não é mais listado na seção de “Phones e Tablets” da Google Play e você precisa de ir direto ao link para vê-lo.
Não é grande surpresa que o HTC One (M8) saia da Google Play Store. Como o dispositivo da HTC está para ser substituído por um novo modelo, ele sairia para dar lugar a outro.
Mas parece que não é bem assim. O primeiro dispositivo que saiu da Google Play Store, o Galaxy S4 não deu lugar a um novo dispositivo, o Galaxy S5 GPE. Na realidade, foram simplesmente retirados do programa e, acredito eu, nada mais seja lançado sobre esta chancela.
Aliás, foi algo que foi esperado por todos já que o Google foi matando o programa aos poucos, retirando um a um os dispositivos (Moto G, Z Ultra, G Pad 8.3, and Galaxy S4 ) .
Estando toda a linha agora esvaziada, é natural que os usuários passem agora a ter que contar com os desenvolvedores independentes para receber atualização para os seus dispositivos.
A boa notícia para os usuários do HTC One (M8) é que pelo menos ele recebeu atualização para o Android Lollipop e portanto, os usuários poderão aproveitar pelo menos esta atualização sem depender dos desenvolvedores independentes como o resto dos donos de dispositivos Google Play Edition.
Via Droid-Life