Como corrigir a falha de falta de memória no Whatsapp

Gostou ? Compartilhe !!!Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInPin on PinterestShare on Facebook




Infelizmente erros de memória no Whatsapp são muito comuns principalmente quando falamos de smartphone ou tablets com pouca memória.

Isto acontece porque o aplicativo Whatsapp consome muita memória porque ele salva todas as suas fotos e vídeos em sua própria pasta, causando além do grande uso de disco um alto uso de memória quando ele tem que ler um histórico muito grande de chats.

Assim, se ao abrir o Whatsapp você receber a mensagem de falta de memória que normalmente ocorre quando você está tentando mudar sua foto do perfil ou enviando alguma foto é só seguir os passos abaixo.

Um dos modos que são mais divulgados é apagar todos os seus dados mas, calma, não é bem por aí. Existem várias outras maneiras de resolver o problema e eu pelo menos acho que  a solução abaixo é melhor.

Ela geralmente corrige o problema de forma bem rápida e você não terá nem que reiniciar seu telefone e muito menos apagar todos os seus dados do Whatsapp o que é ótimo, não é ?

1. Excluir fotos e vídeos

O Whatsapp guardar suas fotos e vídeos em uma pasta própria do programa. E isto inclui desde fotos de perfil de amigos até suas conversas de áudio. Na maioria das situações, você não precisa manter essas fotos e você pode facilmente apagá-las para melhorar a lentidão ou até, resolver o problema de falta de memória do Whatsapp.

Usuários mais avançados não terão problema em apagar os arquivos diretamente via celular mas, para usuários inexperientes eu aconselho baixar algum aplicativo de gerenciamento de arquivos.

Aqui, em especial iremos falar de como efetuar este processo utilizando o ES Explorer.

 

Baixado o aplicativo agora é só deletar os arquivos que você achar necessários ( eu pessoalmente faria um backup destes arquivos em outro local do disco ) .

1. Baixe e instale o ES File Explorer :

ES File Explorer com as pastas do Whatsapp

ES File Explorer com as pastas do Whatsapp

2. Localize a seguinte pasta nos discos do seu celular :

/mnt/sdcard/Whatsapp/Media/Whatsapp Images

3. Apague ou faça o backup dos arquivos desta pasta

4. Em seguida, repirta o processo e apague ou faça o backup dos arquivos das seguintes pastas :

/mnt/sdcard/Whatsapp/Media/Whatsapp video
/mnt/sdcard/Whatsapp/Media/Whatsapp Voice Notes
/mnt/sdcard/Whatsapp/Media/Whatsapp Audio

Feito isto o seu Whatsapp já deve abrir sem grandes problemas de erro de memória.

Mas, caso não resolva, você pode tentar estes outros dois métodos .

2. Reduzir o tamanho da imagem

Sempre diminua suas fotos para enviar no Whatsapp

Sempre diminua suas fotos para enviar no Whatsapp

Não é uma solução mais é uma boa prática em qualquer dispositivo móvel. Ao contrário de nossos computadores pessoais nossos smartphones e tablets tem muito menos memória e por isto tudo que pode ser otimizado deve ser otimizado.

Ou seja, ao reduzir o tamanho das fotos você pode manter mais delas em seu dispositivo ou memória do programa pois elas consumirão menos espaço no disco interno do dispositivo e menos memória para serem lidas, ou seja, mostradas para você na tela.

A resolução real de sua câmera é determinada pelo seu telefone ao invés do software Whatsapp. Portanto, você geralmente tem que mudar a resolução nas configurações do telefone, na categoria de resolução para a câmera.

Ao mudar do Whatsapp para outro programa é só lembra de voltar a resolução ao tamanho normal.

3. Reinicie o seu celular

E finalmente, caso nenhuma destas ações resolva o seu problema sobra o que não queríamos fazer que é reiniciar o celular.

Isto é necessário em alguns momentos como por exemplo quando ele não consegue sincronizar os dados com o seu cartão SD.

Ao reiniciar ele irá liberar toda a memória e com isto resolver o seu problema de falha de memória.

 




Recomendados Para Você: