Como Criar um Website Mobile

Gostou ? Compartilhe !!!Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInPin on PinterestShare on Facebook




Possuir um website acessível para dispositivos móveis não é apenas uma boa prática – é uma necessidade. O acesso à internet pelo telefone celular já ultrapassa o número de acessos pelo computador no Brasil. Os usuários da internet já tomam o acesso otimizado para celulares como algo garantido.

Além disso, desde 2015 o Google vem levando em conta o acesso mobile no seu ranking de páginas. Isso significa que websites que não possuem uma versão acessível para dispositivos móveis acabam sendo prejudicados, aparecendo em posições inferiores nos resultados das pesquisas.

Felizmente, a criação de um website compatível com dispositivos móveis não é um processo tão complicado. Qualquer pessoa com o mínimo de disposição e interesse pode aprender a desenvolver uma página que pode ser acessada através de qualquer dispositivo.

 

mock-up-03-preview

 

Criando uma Versão Mobile do Seu Website

A maneira mais rápida e simples de se criar um site responsivo é através de uma plataforma de conversão.

Existem diversas opções no mercado, como a plataforma bMobilized. Mesmo sendo uma maneira fácil de converter um website para dispositivos móveis, ela requer que você possua dois websites diferentes para funcionar corretamente.

Uma outra forma de realizar a conversão para um site responsivo é através do uso de plugins. O WordPress oferece excelentes opções nesse sentido, como os plugins Wptouch e JetPack. Com apenas alguns cliques é possível realizar a instalação e converter o seu website inteiro para uma versão acessível a todas plataformas.

Responsive-Web-Design

Criando um Website Mobile a Partir do Zero

Enquanto as alternativas apresentadas anteriormente podem ser a solução adequada para vários casos, nem sempre elas oferecem resultados a altura das expectativas de alguns usuários. Para projetos maiores, pode se tornar mais interessante o desenvolvimento de um website com design responsivo desde o início.

Esta prática requer que o website seja pensado levando sempre em conta o usuário mobile. A criação de sites responsivos acaba sendo um exercício que ajuda na hora de priorizar qual conteúdo será implementado no site, e se este é realmente necessário para o seu correto funcionamento. Quando se planeja um website a partir do acesso de desktops, é comum que alguns recursos sejam adicionados por mero capricho, com pouca preocupação quanto ao desempenho e funcionalidade do website como um todo.

Alguns provedores de hospedagem web como a 1&1 oferecem uma plataforma específica para a criação de websites mobile no painel de controle. A ferramenta acaba facilitando muito o trabalho de desenvolvimento, além de dispensar o uso de plugins e serviços de terceiros.

Seja qual for o ramo de sua organização, não há como escapar desta tendência de uso da internet. Websites responsivos são muito mais do que uma moda passageira – são o futuro do acesso à internet.




Recomendados Para Você: