Noticias

Como desabilitar a criptografia padrão do Nexus 6 que causa uma queda de performance enorme no smartphone

Como desabilitar a criptografia padrão do Nexus 6 que causa uma queda de performance enorme no smartphone

Como sempre discuto em meus blogs a criptografia é um dos caminhos para que possamos fugir um pouco da curiosidade que os governos tem em cima de nossos dados e nossa vida.

E parece que infelizmente em relação a criptografia contida nos Nexus 6 e Nexus 9 o problema de desempenho não foi algo que o Google levou em consideração na hora de implementar.

De acordo com o site AnandTech os dispositivos Nexus 6 que tenham a criptografia habilitada por padrão podem ter quedas de desempenho por exemplo, na leitura de quase 63% e por volta de 50% de queda na escrita, o que é péssimo em dispositivos móveis que no fim não tem nada mecânico na leitura de discos para atrapalhar deste modo a performance.

Em dispositivos com o Kitkat temos a opção de habilitar ou não a criptografia dos nossos dados. Agora quem comprar um dispositivo Nexus 6 ou Nexus 9 não terão como desabilitar esta funcionalidade e ao ligar o aparelho, simplesmente já serão premiados com esta queda de performance já que o recurso é habilitado por padrão.

O grande problema é que o Google está tornando as coisas mais difíceis no Lollipop. Chainfire que o diga, pois o root nesta nova versão do sistema está dando um trabalho fora do comum. Mas se você já está com um Nexus 6 ou Nexus 9 na mão e quer desabilitar o recurso de criptografia no dispositivo para ganhar um pouco mais de desempenho já há soluções como sempre implementadas em fóruns como o XDA-Developers.

O Nexus 6 vem com uma criptografia habilitada por padrão que veio com problemas de performance

Ainda não há necessidade de ter o root no aparelho ou ter uma recovery personalizada porque o processo ( pelo menos este que aqui é citado ) é feito todos via fastboot ( ah, mas você tem que estar com o bootloader desbloqueado, lógico ).

Resumidamente, as instruções que o desenvolvedor bbedward postou são estas. Apesar delas serem tudo que você precisa eu não me responsabilizo por problemas causados ao seu aparelho ( é problema totalmente seu se ele parar de funcionar ) , portanto, aconselho uma visita ao fórum e uma leitura detalhada de tudo que está lá sendo discutido, principalmente porque o desenvolvedor não tem um Nexus 6 a mão para testar especificamente tudo.

Mas, tendo em vista todos que já fizeram o processo ele não gera nenhum risco ao seu telefone.

Como esta descoberta agora é esperar o Google se movimentar para melhorar esta performance porque pelo menos a comunidade já se movimentou para resolver o problema para os usuários que querem um telefone com uma performance pelo menos aceitável, não é ?

 

Via XDA / Pandroid

comments powered by Disqus