Desenvolvimento

Como ganhar dinheiro desenvolvendo aplicativos para o Android

Um mercado que se abriu aos empreendedores nos últimos anos foi sem dúvida o mercado de desenvolvimento móvel. Apesar de muitas empresas grandes estarem neste mercado ele nem de longe está saturado.

Isto porque um dispositivo que antes era usado somente para ligações, hoje é usado para organizar completamente nossa vida.

E como é uma peça importante de nossa vida, hoje, o smartphone merece um olhar muito cuidadoso do desenvolvedor/empreendedor pois são muitos problemas a serem resolvidos e que, com uma visão adequada podem se tornar um sucesso por resolver alguma dor de milhões de pessoas.

Entenda dor como qualquer problema que o seu cliente entenda que seu aplicativo irá resolver. E, tenha certeza, os aplicativos ou empresas de sucesso sempre tem em foco isto, resolver problemas das pessoas ( ou então criar algum problema que o seu aplicativo é o único a resolver ).

Na plataforma Android há dois modos de ganhar dinheiro com o desenvolvimento de aplicativos.

  • O primeiro modo é o mais conhecido. Cobrar para que o usuário faça o download do aplicativo.
  • O segundo modo é inserir publicidade na aplicação e receber pelas visualizações ou cliques.

Estratégia mais indicada

A estratégia mais utilizada por todos os desenvolvedores ao longo do mundo é sempre disponibilizar mais de uma versão do aplicativo.

Como é possível monetizar o seu aplicativo com anúncios e também com a cobrança direta muitos desenvolvedores fornecem uma versão com anúncios gratuita e , caso a pessoa queira deixar de ver os anúncios, você cobra um pequeno valor para esta retirada.

Assim, a pessoa terá como testar o seu aplicativo e , se gostar realmente, irá pagar o valor sem nem pensar já que ele se tornou parte integrante do seu dia a dia.

As Lojas para distribuir sua aplicação Android

Como este é um post introdutório sobre o assunto não vou entrar em muitos detalhes sobre como publicar e como criar sua conta em cada uma destas lojas.

A idéia aqui é dar uma visão geral de como você pode ganhar dinheiro com o Android e desenvolvimento de aplicativos e, portanto, você verá as lojas mais famosas do mundo Android.

Lembrando que, hoje, a Samsung possui uma loja própria, em breve a Cyanogen também possuirá uma loja própria e temos logicamente, as duas mais antigas que serão as que eu citarei aqui.

A loja do Google ( Play Store ) e a loja SlideME .

SlideME

SlideMEEu utilizei durante muitos anos esta loja. Concorrente direta da Google Play Store a loja foi sempre um repositório alternativo de aplicativos que tem as regras um pouco menos pesadas que a Google Play Store.

Por este motivo acabou sempre sendo uma opção para os desenvolvedores que acabavam tendo seus aplicativos banidos da Google Play Store.

O repositório tem um aplicativo que é instalado no Android e tal qual a Google Play Store, permite tanto a divulgação de aplicativos pagos quanto gratuitos.

A loja pode ser acessada utilizando este link e sua conta pode ser criada utilizando os menus do site.

 

Amazon

Amazon App StoreApesar da primeira loja a ser lembrada por todos os usuários Android ser a do Google o desenvolvedor deve abrir sua mente.

Um outro grande player que possui dispositivos Android modificados e que fornece uma grande loja, capaz de distribuir os seus aplicativos pagos ou gratuitos é a Amazon.

Como os produtos da gigante não vem com a Google Play Store e sim com a loja da Amazon é interessante que se crie um conta neste local para distribuir aplicativos .

O funcionamento é praticamente o mesmo que o das outras lojas. O desenvolvedor deve criar uma conta e  seguir os passos para disponibilizar os aplicativos.

Google Play Store

A mais famosa e padrão em qualquer dispositivo Android pois é parte integrante do Android seja ele AOSP ou os modificados pelos fabricantes.

Como é a mais utilizada deve ser a menina dos olhos de qualquer desenvolvedor quando estiver pensando em publicar o seu aplicativo.

Precisa ter uma conta, pagar uma taxa para ser considerado vendedor/desenvolvedor e a partir daí, você pode publicar tanto o seu aplicativo pago ou gratuito na loja.

Na internet, pode ser acessada usando este link.

 

Formas de usar anúncios no seu aplicativo

Uma das formas mais práticas de ganhar dinheiro com um aplicativo é sem dúvida o uso de anúncios.

Tudo bem que sabemos que muitos usuários utilizam ferramentas para bloquear os anúncios, mas eles são poucos se comparado com o todo de pessoas que acabam não tendo root no aparelho e, ainda, que tem conhecimento para fazer isto.

A Rovio, desenvolvedora do Angry Birds durante muitos anos ganhou muito dinheiro do Google, por exemplo, com os anúncios que ela tinha em seus jogos. Se eles conseguiram um negócio sustentável deste modo, porque você não irá conseguir ? É só se planejar .

Mobile Ads do Google

Tal qual o Google fornece uma plataforma de rentabilização para blogs com o Adsense, o Google também fornece uma plataforma para que o desenvolvedor móvel possa monetizar os seus aplicativos.

Esta plataforma é o Mobile Ads.

Eles fornecem uma SDK que pode ser usada em qualquer aplicativo facilmente e o funcionamento é bem parecido com o do Adsense.

Havia a algum tempo atrás o pessoal do Admob, mas eles foram comprados pelo Google.

 

Recomendados Para Você:

Siga-nos nas Redes Sociais




Que tal nos acompanhar via Sparkle ?

Acompanhe nosso blog via Sparkle
Que tal nos acompanhar via Sparkle ? Asssine nossa trilha e receba nosso conteúdo automaticamente no seu smartphone.

/* ]]> */