Falhas de segurança

Comprando máquinas de votação usadas no Ebay

Comprando máquinas de votação usadas no Ebay

Mais um daqueles momentos interessante que achamos nos blogs de segurança e que, agora, o Louco Por Android vai começar a publicar. Este post, aliás, já tem alguns dias que está planejado mas eu acabei ficando um pouco com preguiça de postar. 

De acordo com o artigo que é bem resumido ( como tudo no site dele ) foram compradas duas máquinas usadas no Ebay para tentar ver se havia uma melhora na segurança dos dispositivos.

Quem defende urnas eletrônicas vai argumentar que não são nossas urnas, mas, ao mesmo tempo é bom lembrar que independente do software ser seguro ou não, o hardware não é produzido localmente e talvez este seja o grande problema.

As máquinas, pelo menos as usadas nos Estados Unidos são máquinas que estão usando ainda o Windows CE e tem portas USB que juntamente com outros componentes tornam nos dispositivos americanos o ato de explorar falhas muito mais fácil que em modelos anteriores.

E isto é complicado porque coloca em cheque inclusive resultados da democracia ( mesmo que eu ache democracia um saco ) e aí, já viu né … as críticas começam a ter sentido.

O mais engraçado é que Cory Doctorow diz que as máquinas de votação são terríveis em todos os aspectos pois as empresas que as fazem ficam malucas em termos de segurança e insistem em projetos inseguros e produzem máquinas que são tão inseguras que é mais fácil invadi-las que usá-las para seu fim real, que é a votação.

E o que eles acabam concluindo que o maior problema acaba sendo o sigilo. E é mesmo, a famosa idéia de segurança por obscuridade que o TRE brasileiro tanto adora.

E nem é “sindrome de vira-lata”, mas sim porque sabemos como funciona o serviço público brasileiro …

Mas a leitura vale a pena para quem curte esta área de privacidade já que se há algo que governos desconhecem são conceitos como este e … organização e transparência. 

Imagem via BoingBoing

comments powered by Disqus