Línguas são repetas de nuances mas a técnica de uso dela , ou seja, seus padrões é que dão às pessoas problemas de compreensão do sarcasmo. E se pessoas tem estes problemas de compreensão, imagine computadores.
Apesar do grau de dificuldade óbvio os pesquisadores da Carnegie Mellon University estão desenvolvendo um sistema para identificar sarcasmo no Twitter.
Como detalhado em seu artigo entitulado “Detecção de sarcasmo contextualizado no Twitter” de autoria de David Bamman e Noah Smith.
Eles no artigo dizem que podem quebrar o sarcasmo até sua origem identificando os melhores padrões .
Por exemplo a hashtag #sarcasm ( ou #sarcasmo ) em inglês não é necessariamente um indicador da utilização do sarcasmo mas um sinal para os que lerem o tweet darem o significado de sarcasmo, mas necessariamente este não é o mesmo significado do tweet .
Se ficou confuso para você , realmente, deu para entender o que eles querem dizer.
Mesmo que isto possa parecer impossível para um computador ( várias vezes é quase impossível para nós ) o algoritmo que eles desenvolveram conseguiu alcançar uma precisão de 75% se for considerado somente o tweet, mas, a precisão pode subir para 85% se o algoritmo recebe a permissão para considerar quem é o autor, a audiẽncai e também a resposta para o tweet.
Obviamente que isto ainda não é um sistema perfeito mas seu desenvolvimento pode ser útil.
Principalmente se tomarmos em conta que isto no futuro pode vir a considerar que pode conseguir mapear ameaças e outras coisas na rede social. Ou então se a mensagem considerada “ameaça” pode ser entendida como simples sarcasmo.
Via AAAI