Foi o acontecimento da semana, com toda certeza e eu, pelo menos, acabei por considerar não só o acontecimento da semana, como também a trollada do ano. Mas uma dúvida ficou após este acontecimento, quem seria o cara que ficou bilionário durante um minuto.
E evidentemente que não é difícil entender isto. Ele foi dono do domínio principal do Google durante um minuto e isto vale bilhões, pois ele é praticamente a marca da empresa. Imagine o prejuízo que a empresa teria se eles não tivessem conseguido reverter o problema tão rapidamente o quando conseguiram ?
Para quem não acompanhou o problema ( veja este post aqui ) o ex-googler Sanmay Ved foi o comprador de sorte do domínio Google.com durante um minuto. Ele disse ao Business Insider que ele ficou até tarde pesquisando no Google Domains, um serviço de compra de domínios do Google e percebeu, que, ali, o domínio Google.com estava disponível.
Ao invés de um rosto cinzento avisando que o domínio não estava disponível ( indicando que há um dono para o domínio ) havia uma carinha feliz indicando que ele estava disponível a um custo bem irrisório, ou seja, 12 dólares que é o custo de registro de um domínio naquele serviço.
“Eu trabalhava no Google e portanto, continou utilizando o produto. Digitei Google.com na busca e para minha surpresa ele se mostrou disponível”, disse Ved ao Business Insider. “Eu pensei que era algum erro, mas eu consegui completar o checkout.”
Ved adicionou ao seu carrinho de compras e surpreendemente a transação passou.
Em de receber o normal “você comprou um domínio” da empresa, o seu dashboard do Google Search Console que tem uma visão geral dos outros swites foi atualizadoc om mensagens para o proprietário do domínio Google.com.
Ele também recebeu alguns e-mails com informações internas da empresa e, naquele momento ele relatou o problema a equipe de segurança do Google.
“A parte assustadora é que eu tinha acesso aos controles do webmaster por um minuto”, disse Ved.
Como já disse no post anterior ele tirou screenshots das telas e detalhou todo o acontecido em um post no Linkedin.
Mensagens que apareceram no dashboard de Ved
Evidentemente que o erro foi visto em pouco tempo e um minuto depois o Google Domains cancelou a venda dizendo que alguém havia registrado o domínio antes e devolveu os 12 dólares a Ved.
Ved ainda brincou com a equipe do Business Insider que pelo menos ele pode se gabar de ser o homem que teve o domínio Google.com por pelo menos um minuto, que é, sem dúvida, um feito enorme.
Acredito que nem Ved nem a equipe do Google ainda tenham certeza do que ocorreu e permitiu a ele a compra do domínio, mas é claro que isto foi um problema no Google Domains ou a empresa não conseguiu renovar a tempo o domínio no momento certo ( este segundo um erro inaceitável para uma empresa como o Google ).
Um representante do Google disse que eles estão ainda analisando a questão mas até o momento não viram nada de anormal ( somente um mero mortal que conseguiu comprar o domínio, ou seja, nada anormal né ? ).
Mas é bom lembrar que o Google não é o primeiro a ter problemas com domínios. Em 2003 a Microsoft não conseguiu renovar o seu “hotmail.co.uk” e outra pessoa o comprou. Mas ao contrário do caso do Google que conseguiu rapidamente resolver o problema, a Microsoft teve que pedir ao comprador para devolvê-lo .
Uma coisa é certa, esta foi uma grande falha e deve ter deixado a equipe do Google de cabelo em pé. Para Ved que é fã da empresa e trabalhou por lá durante cinco anos e meio, foi um grande feito que irá divulgar o seu nome (e de sua empresa) em muito ajudando-o em sua carreira profissional.
Via Business Insider