Que o Samsung Galaxy S7 e o S7 Edge são descritos como diferentes varianteso u modelos do mesmo smartphone pode ser um pouco enganador. A tecnologia que vai fazer o display curvo do Galaxy S7 não é nada simples e isto impacta evidentemente a forma como os componentes internos do dispositivo podem ser estruturados ou organizados.
Hoje o site coreano etnews nos deram uma visão bem detalhada de como a Samsung criou a tela curvada em quatro pontos do Galaxy S7 Edge.
Isto mesmo, quatro pontos. A tela é curvada em quatro pontos e quem está acompanhando todos os notíciários sabe que o dispositivo tem uma tela suavemente curva a esquerda e a direita e ainda, também há esta curvatura na parte superior e inferior do dispositivo.
Embora esta escolha de design proporciona um telefone em forma de losango que acaba se acomodando muito bem na mão e tem influência no design geral, que acabam forçando os desenvolvedores gerenciar com muito cuidado o espaço.
O resultado é uma parte altamente eficiente da tecnologia do celular.
Como pode ser observado a Samsung diminuiu em muito o painel no Galaxy S7 Edge em comparação com seu antecessor o que significa que o carro chefe atual da empresa tem pelo menos 40% menos de área não operacional na tela que o modelo do ano passado.
Para conseguir este tipo de sensação em torno das bordas a Samsung utiliza 4 pontos de curvatura como descrito na imagem acima que mantém a ponta do dispositivo fora de algumas quedas súbitas.
O visor curvo é uma versão modificada da tecnologia original AMOLED flexível que vimos pela primeira vez no mercado em 2013 mas a inclusão a tela Quad-Edge resultou em uma diminuição radical no espaço da moldura.
Naturalmente isto cria menos espaço para os circuitos internos que o dispositivo necessita para operar o monitor.
Para manter uma alta resolução a Samsung teve de desenvolver uma forma de reduzir o espaçamento entre os circuitos permitindo que tudo seja alocado em conjunto no interior do dispositivo.
Além disto a Samsung conseguiu ainda melhorar a câmera e a duração de bateria no S7 Edge.
Como a tecnologia de bateria não teve grandes melhoras ao longo das últimas décadas a Samsung resolve ( ou pelo menos promete resolver ) este problema com uma melhor gestão de recursos.
O dispositivo ainda conta com uma boa câmera em uma ranhura bem pequena em U de 8.6 milímetros na parte superior direita do dispositivo. Esta câmera conta com a tecnologia de imagem Dual Pixel .
E os componentes que normalmente residem nesta área foram colocados em outras áreas do dispositivo graças a melhoria de densidade dos circuitos.
Assim, com tanta coisa legal, é de se pensar se somente o design pode ser o único chamariz de um dispositivo tão legal.