Tela do iVmware
Administração de Sistemas

Controlando o Vmware com o seu Android e iPhone usando o iVMControl




Estruturas virtualizadas são hoje praticamente um padrão em estruturas de Tecnologia da Informação. E o maior player deste nicho de mercado é a Vmware.

Ela ganhou um grande mercado quando acabou liberando o seu Hypervisor  para uso gratuito. Ou seja, você pode virtualizar sua estrutura de modo gratuito, somente perdendo as funcionalidades ‘Premium’.

Não vou especificar aqui quais são elas porque não vem ao caso já que quem chegou aqui possivelmente já é administrador de Vmware 🙂 Mas se tudo correr  bem no meu blog mais voltado para Administradores de Sistemas eu citarei alguma coisa da solução em breve.

E, como todo Administrador de Sistemas é acionado a qualquer momento, nem sempre ele terá um Desktop ou Notebook a mão. Pode ser que em algum momento ele tenha somente um dispositivo com Android ( seja Tablet ou Celular ) ou um iPhone ou um iPad.

Pensando nisto é que foi criado o aplicativo iVMControl.

Ele é um aplicativo pensado para que o Administrador de Sistemas possa gerenciar toda sua estrutura Vmware a partir dos seus dispositivos.

Ou seja, ele não substitui seu Vmware Client mas é um produto pensado para lhe ajudar a administrar suas máquinas virtuais em um momento de crise que não tenha nada além dos seus dispositivos móveis.
Com ele você pode controlar remotamente e com segurança seus Hypervisors e monitorar as atividades nos hosts e nas VMs. É possível verficar os eventos e status das tarefas, ver o status de cada host ou VM, o sistema operacional instalado, se está ligada ou não , status e versão do vmare tools, ver se alguma VM tem algum alarme e muitas outras coisas.

Pode ligar, desligar ou pausar as máquinas virtuais, entrar e sair do modo de manutenção, reiniciar ou ligar seus hosts ESX. Pode ver os gráficos de CPU, memória, de rede, o uso de HD para ambos, VMS e Hosts , e ainda pode gerenciar snapshots, bem como fazê-los e restaurá-los.

Quer mais ? Ainda tem suporte Vmotion e screenshots das Vms ( e ainda tem muito mais para ser implementado ).

Eles recomendam o uso do WiFi mas caso você tenha uma boa conexão 3G ou 4G pode conectar-se via VPN caso tenha algum client no seu telefone.

O aplicativo possui uma fan page no Facebook e pode ser baixado na Google Play e na Applestore.

Baixe agora no Google Play
Baixe agora no Google Play

 

Baixe o aplicativo na AppleStore
Baixe o aplicativo na AppleStore

Agora vamos a um porém. Se você possui o Vmware na sua licença gratuita este aplicativo não é para você . A Vmware só permite o acesso de leitura nas suas APIs na sua versão gratuita. Portanto, com esta versão e o iVmware você somente poderá monitorar as funções do seu host ESXi gratuito. Agora, se você já possui pelo menos a licença Essential das vmware não vai sofrer este problema.
Além tenha certeza que você consegue rotear do seu celular para os dispositivos que precisa acessar e que o firewall permite acesso VNC ( portas no intervalo 5900-5999 ) no firewall dos dispositivos que você precisa acessar.

É bom ter em mente que somente com senhas de 8 caracteres é que a criptografia acontece no cliente VNC padrão. Se há uma preocupação de segurança grande em sua corporação é bom desativar o terminal VNC e configurar somente a conexão console.
Em cada máquina que você precisa gerenciar também é necessário ter instalado o Vmware Tools.

Com todos estes requisitos já é possível usar o iVmware. E caso tenha alguma dúvida, corra na página dos caras no Facebook para tirar suas dúvidas 🙂

 

 

Telas do iVmware
Telas do iVmware

 

Tela de alarmes do iVmware
Tela de alarmes do iVmware em ação

 

Tela com hosts do iVmware
Tela com hosts do iVmware

 

Tela com os gráficos dos hosts no iVmware
Tela com os gráficos dos hosts no iVmware
Tela de conexão do iVmware
Tela de conexão do iVmware

 




Recomendados Para Você:

Sobre o autor

ataliba

Pai, marido, e analista de Sistemas que nos últimos anos se especializou em Linux e Unix e adora redes. Por este motivo celulares se tornaram seus grandes companheiros e no Android achou a mesma facilidade de personalização que tinha nos Linuxes.
A partir daí desenvolveu grande paixão pelo sistema operacional e é sobre isto que falará aqui.

Busca

Que tal nos acompanhar via Telegram ?

Acompanhe nosso blog via Telegram
Que tal nos acompanhar via Telegram ? Asssine o nosso canal e receba nosso conteúdo automaticamente no seu smartphone.

/* ]]> */