Apesar de hoje internet no celular não ser uma coisa tão cara quanto era a alguns anos atrás manter a sua franquia de tráfego de dados sob controle é uma máxima para qualquer usuário de smartphones hoje em dia.
Isto acontece porque boa parte de nós não mais deixa os dados desligados e portanto, o smartphone seja na rua, em casa ou no escritório está sempre utilizando a conexão de dados ( 3G, 4G ou a antiga 2 G ) para nos manter conectados às redes sociais ou simplesmente lendo nossos e-mails.
Sou antigo utilizador de programas para este fim, como o famoso 3G Watchdog e também conheço o NetCounter. Ambos são ótimos mas esta madrugada após acordar repentinamente por causa de uma chuva dei de cara com um anúncio de um programa chamado Onavo Count.
Anúncio do aplicativo Onavo Count no Facebook
O Onavo tal qual seus concorrentes diretos é bem simples de configurar onde basta informar os dados do seu plano de dados que o app vai logo lhe informando os gastos ( tanto em MB quando em R$ ).
O que mais chama a atenção neste aplicativo realmente é a qualidade da interface e é onde ele ganha disparado dos seus concorrentes diretos como o 3G Watchdog, pois no quesito interface ele é realmente muito pobre.
Algumas coisas que ele oferece a mais são :
Um dos grandes problemas do Onavo Count, que deve ser resolvido em breve é que infelizmente ele não possui uma versão em língua portuguesa.
Por este motivo talvez ele ainda não seja amigável para muitos usuários aqui no Brasil. Mesmo assim ele merece uma chance pois tem algumas coisas bem interessantes.
As telas do mesmo são muito legais e bem auto explicativas o que ajude em muito em não ter uma interface em língua portuguesa.
Funcionalidades do Onavo Count
A configuração dele é feita após a instalação como já citado e o programa tem suas funcionalidades principais divididas em 3 abas que são facilmente acessadas pelo usuário.
N a configuração você irá digitar o máximo de tráfego de você pode ter no seu plano de dados como por exemplo 1GB por 1 mês ou qualquer outra quantia. No caso de você considerar um montante de uso você pode entrar o custo por MegaByte da sua operadora. Ou seja, por exemplo caso você não queira passar de 5 reais por uso por mês de dados e o custo por megabyte da sua operadora é 1 reais por 100 megabyte você vai entrar 500MBytes. Lógico que você terá que ter este cuidado de calcular utilizando o site de sua operadora ou ligando para o 0800 dela na aba Set Data Plan.
Todo plano de dados possui um dia de corte, ou seja, que normalmente é o dia de fechamento da sua conta. Coloque este dia como dia de corte, ou seja, todo dia 20 do mês. Assim a sua contagem sempre será de 30 em 30 dias a contar do dia posterior ao dia de fechamento da sua conta.
A página principal tem 3 guias que podem ser deslizadas para a esquerda ou direita sendo possível alternar entre elas. A primeira aba é uma visão geral onde é mostrado o montante de dados utilizados até o momento no período atual. Ele irá lhe avisar caso o seu consumo já possa estar alcançando o máximo possível.
A segunda guia é o Ciclo ( Cycle ) onde é mostrado o consumo de dados diário, semanal ou mensal.
A terceira aba é a mais interessante que á a Guia de App, ou seja, que está relacionada com o uso de dados pelos aplicativos. Os aplicativos que usam os dados são classificados em ordem de uso. Ao selecionar um aplicativo da lista todo o consumo de dados, seja em primeiro plano ou segundo plano é exibida. Existe uma opção bem legal que é verificar os uso de dados por data, seja durante diariamente ou semanalmente.
As 3 abas do Onavo Count no Android
Se você acha que acabou ainda há uma aba todos onde você pode comparar o seu consumo de dados com outros usuários.
Nas configurações do aplicativo você pode optar por mostrar ou ocultar o ícone na barra de status do seu Android. Há também uma ferramenta de limpeza de disco para remover alguns dados desnecessários dos aplicativos que pode ser útil para eliminar lixos no seu smartphone ou tablet.
O Onavo Count como pode ser observado é uma ferramenta bem útil para controlar o consumo de internet e gerenciar os seus custos mas , calma, pois ele não é a solução completa.
Para funcionar realmente bem o Onavo Count precisa de uma configuração mais detalhada onde você pode ir a cada aplicativo instalado individualmente e ali, definir as configurações de uso de dados para cada um deles .
Ou seja, é possível configurar cada aplicação individualmente. Por exemplo, permitir que aplicações como Facebook e twitter funcionem apenas com Wi-Fi, deixando apps mais importantes como Gtalk e Gmail liberados o tempo todo.
Se você se interessou dê uma chance ao Onavo Count e teste-o em seu telefone. Talvez você ache aí um aliado para não ter surpresas no fechamento de sua conta.
<div class="buttons">
<a target="_blank" rel="nofollow" href="httpss://play.google.com/store/apps/details?id=com.onavo.android.onavoid&referrer=utm_source%3Dloucoporandroid">Go to store</a><br /> <a target="_blank" rel="nofollow" href="httpss://www.google.com/search?q=com.onavo.android.onavoid+googleplay">Google websearch</a>
</div></p>
Do mesmo fabricante do Onavo Count há também um aplicativo chamado “Onavo Extend” no Android.
De acordo com o fabricante ele consegue oferecer um benefício adicional de tráfego através da compressão dos dados que estão sendo trafegados pelo telefone.
Ou seja, como a maioria de nós entende o Android como um dispositivo sempre conectado a internet, comprimir os dados trafegados , ou seja, diminuir o consumo de MB por mês é sempre uma boa né ?
<div class="buttons">
<a target="_blank" rel="nofollow" href="httpss://play.google.com/store/apps/details?id=com.onavo.android.onavoid&referrer=utm_source%3Dloucoporandroid">Go to store</a><br /> <a target="_blank" rel="nofollow" href="httpss://www.google.com/search?q=com.onavo.android.onavoid+googleplay">Google websearch</a>
</div></p>