Aplicativos

Criando um app Android para o seu Site usando o WebView no Android Studio




A algum tempo muitos leitores vem pedindo uma seção no nosso blog voltada para desevolvimento e ela vem sendo cozinhada desde então. Como são posts mais complexos em que temos que ter um Android Studio na mão para criar os projetos e inclusive, deixá-los disponíveis para download, eles acabam se perdendo no dia a dia, pois são muitas notícias de Android.

E a idéia dos posts  ( este é baseado em um na língua inglesa ) é sempre trazer para nossos leitores um aplicativo no final. Ou seja, ao final de todos nossos exemplos a idéia é entragar para o leitor um aplicativo pronto, ou pelo menos alguma coisa operacional que ele possa usar em alguns de seus aplicativos.

O app em questão, que vamos postar aqui pode ajudar você a prestar serviços para outras pessoas , desde que realmente você entenda do que está fazendo, não é ?

Conhecimentos requeridos para ter sucesso com este tutorial

  • Como fazer um tela de splash screen
  • Como criar um projeto no Android Studio
  • Um site responsivo
  • Um pouquinho de conhecimento sobre Java

 

Passos para criar o seu aplicativo Android usando o WebView

  • Crie um app Android e dê o nome que você quiser ( já que o app será publicado na sua conta na Play Store ou divulgado diretamente no seu blog ). Para este teste o aplicativo foi criado usando um domínio para exemplos chamado foo.com e o domínio do aplicativo será app.foo.com .
  • Se você não conhece como criar um app Android no Android Studio, aguarde que iremos postar no blog um exemplo de como fazê-lo, mas, como dito acima, para este tutorial é necessário saber fazê-lo.
  • Agora selecione o SDK mínimo. No projeto em questão o SDK escolhido foi o 10. Os passos são Blank Activity > Next> Finish . Os nomes de Activity e XML foram mantidos no default. Com isto seu projeto Android fica pronto.
  • Agora você pode implementar a Splash Screen. Caso não saiba, como dito acima, também é necessário que você conheça como fazê-lo.
  • Agora abra o Main Activity.java em Project Name> app> src> main> java> MainActivity e digite o código abaixo.


Lembre-se de mudar o domínio foo.com para o seu domínio, pois senão, o app dará erro de carregamento.

Agora vamos editar o arquivo activity_main.xml do modo como está abaixo clicando na tab de texto e cole o texto para que uma barra de progreesso seja mostrada quando o site estiver sendo carregado .

 

Tenha certeza que adicionou no seu manifest que o aplicativo precisa ter acesso a internet :

Se você rodar agora o seu app vai notar que ele mostra o seu site mas infelizmente ele acaba mostrando a janela em um navegador ( o padrão do seu sistema ).

Portanto, é necessário agora garantir que o app será mostrado realmente dentro do app.

Portanto, para que isto aconteça você precisa editar o MainActivity.java do seu projeto para que ele fique conforme está abaixo :

Neste código foi adicionado também um WebViewClient para exigir que qualquer link abra dentro do aplicativo e também substituímos o método onKeyDown para implementar o método goBack do WebView.

Assim foi usado o método onBackPressed para exigir que seja mostrado o Exit Dialog quando o usuário pressionar a tecla de retorno na URL.

Além disto você precisa mudar os ícones dentro do diretório C:\username\AndroidStudioProjects\SeuProjeto\app\src\main\res . O próprio Android Studio tem uma opção para criação dos ícones mas você pode usar também este site aqui para criá-los on line.

Agora é compilar o app e testá-lo no seu smartphone. Se tiver algum erro relacionado ao código pode postar nos comentários que tentaremos lhe ajudar.

E que tal melhorar seus conhecimentos em Android

Se você gostou de criar este aplicativo, imagina conseguir criar aplicativos muito mais completos  e que possam se tornar um grande sucesso na Play Store ?

Eu já tive contato com o curso Android Accelerate e acho um dos mais completos sobre desenvolvimento Android no mercado nacional. Este curso vai lhe levar do básico ( uma ótima revisão em Java ) até o conhecimento de notificações e outras nuances que precisamos conhecer para desenvolver em Android.

Como o preço é bem amigável e ainda pode ser dividido no cartão, não acho que seja um grande peso. E com a vantagem de em pouco tempo você conseguir se tornar um desenvolvedor e pagar este preço com poucos aplicativos desenvolvidos.

O curso ainda conta com muitos bônus para ajudar sua




Recomendados Para Você:

Sobre o autor

ataliba

Pai, marido, e analista de Sistemas que nos últimos anos se especializou em Linux e Unix e adora redes. Por este motivo celulares se tornaram seus grandes companheiros e no Android achou a mesma facilidade de personalização que tinha nos Linuxes.
A partir daí desenvolveu grande paixão pelo sistema operacional e é sobre isto que falará aqui.

  • José Eduardo Marinho

    O site aparece na versão desktop. Tem alguma solução?
    E essa parte do xml tá dando erro:
    android:paddingLeft=”@dimen/activity_horizontal_margin”

    android:paddingRight=”@dimen/activity_horizontal_margin”

    android:paddingTop=”@dimen/activity_vertical_margin”

    android:paddingBottom=”@dimen/activity_vertical_margin”

    • Olha se aparece na versão desktop é algum problema no seu tema. Infelizmente não tenho solução para isto não.
      Qual a mensagem de erro do XML em questão na sua ide ?

  • Fla Santos

    https://uploads.disquscdn.com/images/52755ee351be61b9758df8875edb0a72bdc1e30924bf051e17cb49cc5215a3ca.png

    Não consigo gerar o APK por problemas nas linhas:

    android:paddingLeft=”@dimen/activity_horizontal_margin”

    android:paddingRight=”@dimen/activity_horizontal_margin”

    android:paddingTop=”@dimen/activity_vertical_margin”

    android:paddingBottom=”@dimen/activity_vertical_margin”

    • Posta ai sua parte de resources. Parece que você está linkando algo que não tem resource criada.

  • Matheus Deganeli

    Eu consegui compilar, gerou o APK e eu enviei para meu celular, mas deu “erro ao analisar o pacote” quando fui instalar.
    Eu não coloquei todos os códigos acima, dava erro no layout e eu não tenho tanta experiência no Android Studio, então, algumas partes e etc, consegui gerar mas não instalar…

    • Humm estranho, se gerou o apk em teoria teria que ter instalado. Um problema que pode ter acontecido é que você não colocou um certificado.
      Chegou a fazer isto ?
      Fica meio difícil te ajudar sem mais dados.

    • De dicas eu lhe daria de cara :

      1. Olhar o seu manifest.xml para ver se não há nenhum erro ( aí você olha neste arquivo se o nome do apk está ok. Caso não pode ser algum problema no código, que fica meio impossível de lhe ajudar sem ver o que está digitado e que erros aconteceram.
      2. Habilite a instalação de Fontes Desconhecidas no seu Android
      3. Habilite o USB Debug
      4. Desabilite algum antivirus caso tenha
      5. Veja se o arquivo que você mandou para o telefone não está corrompido
      6. O APK é incompatível ( ou seja, neste caso também bate na possibilidade de erro no seu código ).

Busca

Que tal nos acompanhar via Telegram ?

Acompanhe nosso blog via Telegram
Que tal nos acompanhar via Telegram ? Asssine o nosso canal e receba nosso conteúdo automaticamente no seu smartphone.

/* ]]> */