Android Cyanogen Lineage OS

A CyanogenMod deixa de existir e dá lugar ao Lineage Android

Não está sendo um Natal muito feliz para todos nós que somos entusiastas de ROMs alternativas do Android, pois a base mais comum utilizada em boa parte delas parece que vai deixar realmente de existir, após uma série de rumores que ocorreram nos últimos meses.

Em um post no blog oficial da CyanogenMod eles deixaram claro que toda a estrutura não mais existirá bem como a ROM mais famosa do mundo Android.

Isto nem é lá muita surpresa para todos nós pois houveram uma série de problemas nos últimos tempos que já nos davam uma dica de que algo muito estranho ia ocorrer e ela iria dar um fim em tudo.

Como a Cyanogen Inc. agora deixa de existir isto coloca muitos obstáculos a toda a comunidade que se formou em volta da marca e dos projetos Open Source dela, já que a empresa sumindo, some-se toda a infra estrutura de servidores e etc que eram utilizadas por todos.

A CM sempre foi um sucesso pois ela criou toda uma cultura em cima do Android. Ela mostrou que o poder do desenvolvimento coletivo pode criar toda uma válvula de escape para a criatividade e engenhosidade de milhares de pessoas em todo o mundo, passando pelo fundador, Kondik a muitos outros desenvolvedores que já fizeram história no projeto e também em fóruns com o XDA.

E é por causa desta idéia de liberdade advinda do Open Source que as idéias que a CM lançou não irão morrer. A última versão foi atualizada para os patches de segurança mais atuais do Android e os milhões de commits que temos nos gits do projeto irão ganhar um novo nome, Lineage Android, que é uma nova idéia que está nascendo.

O Lineage Android vai utilizar tudo que a CM fez até o momento para criar uma das melhores alternativas para o software base dos fabricantes para nossos smartphones.

E é legal que haja este novo projeto, pois mesmo com um novo nome este projeto poderá levar a frente toda a idéia e trabalho que a CM construiu , mantendo esta alma de colaboração viva em cada desenvolvedor Android.

Me doi um pouco escrever este post dando adeus a CM. Não vou negar que é um dos posts mais tristes que já escrevi aqui no Louco Por Android.

Não participei desde o início do projeto mas sempre desde que entrei no mundo Android acompanhei os altos e baixos do projeto  pois cada vitória deles era uma vitória sim de toda a comunidade Android, que é bem o que eles encarnaram em toda sua história, tal qual o pessoal do Android Central falou.

Eles encarnam o espírito do Android retirando todos aqueles sinais de dinheiro e corporações de cima de nós. os usuários, os builders, os sonhadores. Nós somos a CM. Estamos perdendo uma pequena parte de nós mesmos hoje.

É como eu me sinto, escrevendo este pequeno post, nesta noite de natal. Foi um Natal feliz entre família, mas um Natal triste como desenvolvedor, como modder, e como … fã da CyanogenMod.

Mas, mesmo triste olho já com grande carinho o projeto Lineage e esperemos que ele consiga manter vivos todos estes sonhos e este espírito.

Desejo o melhor a todos os envolvidos no processo e espero poder ajudar sempre, mesmo que seja resolvendo bugs em fóruns.

Lineage, conte com o Louco Por Android. É só mais um pequeno blog mas espero que sejamos mais um canal de divulgação do projeto.

E, é bom lembrar que, agora, como um projeto que não mais tem uma corporação por trás, ele dependerá além do nosso apoio e colaboração de dinheiro.

Espero que eles consigam nos mostrar o caminho para dar este apoio material para sua manutenção.

Via Android Central

Recomendados Para Você:

Sobre o autor

ataliba

Pai, marido, e analista de Sistemas que nos últimos anos se especializou em Linux e Unix e adora redes. Por este motivo celulares se tornaram seus grandes companheiros e no Android achou a mesma facilidade de personalização que tinha nos Linuxes.
A partir daí desenvolveu grande paixão pelo sistema operacional e é sobre isto que falará aqui.

Siga-nos nas Redes Sociais




Que tal nos acompanhar via Sparkle ?

Acompanhe nosso blog via Sparkle
Que tal nos acompanhar via Sparkle ? Asssine nossa trilha e receba nosso conteúdo automaticamente no seu smartphone.

/* ]]> */