Quando se trata dos processadores que são executados principalmente dentro de smartphones a Qualcomm tem sido a líder durante muito tempo , mas 2015 não foi um ano muito bom para a empresa.
Como eles acabaram perdendo a linha Galaxy S6 e o Galaxy Note 5 pois a Samsung acabou optando pelo Exynos 7420 que , em teoria, era melhor que o Snapdragon 810 ( e sua famosa reclamação de aquecimento excessivo ).
O Snapdragon 810 acabou não sendo muito atraente para muitos fabricante principalmente por causa dos seus núcleos que eram os ARM padrão , ou seja, não eram núcleos ARM personalizados como no Snapdragon 805. Eram simples ARM que poderiam ser encontrados em qualquer outro processador de qualquer empresa que os conseguisse licenciar.
O Snapdragon 820 parece que será o grande trunfo da empresa para tentar chegar a todos os dispositivos no próximo ano. O processador é um octa-core de 64 bits e , desta vez, eles retornam aos núcleos personalizados, agora apelidados de Hydra e uma GPU bem mais poderosa do que as que vimos este ano.
Assim, pelo menos em especificações já divulgadas o Snapdragon 820 parece ser realmente um grande retorno da Qualcomm ao mercado e um tanto proeminente para um analista chinês, Pan Jiutang que disse que o novo processador será 50% mais poderoso que o Exynos 7420.
Jiutang também compartilhou um novo resumo do MSM8996, o Snapdragon 820, e também afirmou que mesmo em testes de single-threaded o Snapdragon 820 é um performer muito melhor do que o Exynos 7420.
O que observamos este ano foi que a maioria das empresas optou ( não sei se por causa de custo ) a usar simplesmente os projetos puros da ARM que é a empresa britânica que desenvolveu a arquitetura ARM para CPUs e GPUs Mali.
Nem o Snapdragon 820 nem mesmo o próprio Exynos 7420 fizeram grandes passos neste personalização, mas, com esta volta da Qualcomm a este mercado de engenharia sob encomenda uma coisa é certa, os seus processadores serão bem diferentes do que teremos em relação a outros fabricantes.
E, com isto, ela realmente poderá conseguir melhores resultados, diferenciados, e recuperar o lugar que sempre foi seu no mundo dos dispositivos móveis.
Via Gforgames