Se pensamos em desempenho na linha da Mediatek com toda certeza já estamos pensando de cara na linha Helio X da empresa , já que ela é a linha premium deles. Em setembro vimos o anúncio oficial do Helio X30, e tambem do Helio P20 ( que é da linha média deles, ou seja, dispositivos para o mercado medio ) e eles durante todo o evento falaram mais sobre o seu Helio X30, sem muitos detalhes sobre o Helio P25.
Como não falaram muito sobre o chipset tudo que era esperado era que ele fosse uma pequena atualização em relação ao Helio P20. O Helio P20 apareceu em fevereiro do ano passado e o foco era em autonomia de bateria.
E agora a Mediatek acabou por revelar alguns detalhes reais sobre o novo Helio P25 e parece que eles estão focando em recursos para configurações de câmera dupla no chip.
A Mediatek diz que tem uma tecnologia ISP ( Image Signal Processor ) que permite efeitos bem avançados na câmera.
E como smartphones com dois sensores de câmera viraram um certo padrão hoje em dia , isto pode ser um acerto. Muitos fabricantes optam por sensores preto na câmera secundária e outros optam por um sensor grande ângular como segunda câmera.
Cada um tem seus próprios benefícios e a Mediatek quer aprimorar isto tudo concentrando em alguns dos recursos de câmera dupla.
Eles alegam estar usando um inovador ISP de 12bits que ajuda a melhorar a resolução, reduzir o ruído e muito mais.
De acordo com eles o seu chipset Helio P25 será compatível tanto com uma configuração de câmera única de 24MP como também com configuração de câmera dupla de 13MP/13MP.
Uma vez que o sistema é otimizado para duas câmeras ele pode reduzir o ruído de dispositivos com um cor e cor mono e oferecer em tempo real o DoF Brokeh.
O chip é capaz de gravar em HDR os vídeos com uma pré-visualização completa para o usuário e pode acelerar a velocidade de convergência de autoexposição em 35%.
O chip vem em tecnologia 16nm com um núcleos ARM Cortex-A53 com clock de até 2,5GHz e uma GPU dual ARM Mali-T880 com clock de até 900 Mhz que é algo bem interessante para dispositivos de linha média.
Um processador bom e esperamos que a Mediatek venha realmente a publicar todos os códigos para que seja fácil criar ROMs e kernels customizados em dispositivos usando este chipset.
Via XDA-Developers