Parece que os fabricantes estão realmente começando a se preocupar com a segurança dos smartphones e a ZTE e a AVG resolveram se juntar para fornecer aos dispositivos o AVG Antivírus Pro pré-instalado.
Ou seja, cada dispositivo móvel virá com uma versão de avaliação de 60 dias do AVG Antivírus Pro para Android. O grande porém desta ação é que após este período os usuários serão obrigados a comprar uma assinatura anual, usar a versão gratuita do software ou desinstalar todo o produto por completo.
Isto pode soar um pouco controverso para a LTE dependendo do modo como você enxerga este tipo de software de segurança para dispositivos móveis.
Se você estiver interessado em escolher uma solução para lhe proporcionar maior paz de espírito ( sempre indico o Lookout ) em breve iremos publicar dicas sobre os melhores softwares de antivírus para o Android.
Adrian Ludwig do Google também a pouco tempo falou um pouco sobre os aplicativos de antivírus para Android em uma recente entrevista:
As proteções construídas na Google Play Store são muito robustas […] Em 2014, de acordo com os dados de verificação coletados pelo Google e ignorando os aplicativos root que foram intencionalmente instalados pelos usuários, por volta de 0,15% dos aplicativos instalados foram da Google Play Store por usuários da língua inglesa é que foram considerados realmente nocivos para os sistemas operacionais.
Mas é aquela. Segurança sempre é uma vantagem e não mata ter um antivírus principalmente para usuários comuns que não tem o hábito de ter certeza da idoneidade dos locais que estão baixando os seus programas ‘gratuitos’ que na realidade são pagos.
Assim, a ação da ZTE e da AVG na minha opinião é bem interessante e pode ajudar realmente em muito na segurança dos dispositivos que no fim, já começam a ser foco de alguns ataques para formação de botnets ( principalmente no exterior em que as conexões móveis são baratas e estáveis ).