Este final de semana a Vodafone do Reino Unido anunciou que cerca de duas mil contas de clientes foram parcialmente comprometidas em um ataque ao seu sistema na quinta-feira pela manhã.
Um porta-voz da Vodafone afirmou que os atacantes podem ter sido capazes de obter os nomes dos titulares das contas e os seus números de telefone, códigos bancários e os últimos quatro dígitos de números de contas de pelo menos 1827 clientes.
Ao que parece os números de cartões de débito e de crédito não foram roubados mas nas palavras do porta-voz da Vodafone “No entanto, estas informações de 1827 clientes os deixam abertos a fraude e também pode submetê-los a tentativas de phishing.”
A empresa de telecomunicações móveis já começou a contactar todos os clients que foram atingidos para lhes avisar do que foi roubado e avisa que os outros clientes não precisam se preocupar.
Se você é um cliente da Vodafone do Reino Unido parece que a notícia pode ser boa e ruim ao mesmo tempo.
O porta-voz ainda diz que “Este incidente foi efetuado por criminosos usando endereços de e-mail e senhas obtidas por uma fonte desconhecida da Vodafone.”
No momento não há nenhuma evidência que ligue a ataque da Vodafone com o ataque da TalkTalk no final de outubro durante o qual cerca de detalhes de cartão de crédito de mais de quatro milhões de clientes foram roubados .
Dois adolescentes foram presos por ligação a este ataque.
Até a data a Vodafone informa que um pequeno número de contas foi mapeado e que, até o momento não houve nenhum sinal de atividade ou até, tentativas de fraude após o ataque.
É bom ver a Vodafone ser tão transparente já que parece que o ataque partiu de dentro da empresa tendo em vista que haviam detalhes de login das contas nas mãos dos meliantes e por isto, eles tiveram acesso sem muito esforço a estes 1827 clientes.
Estes dois ataques a empresas de telecomunicações no Reino Unido em poucos dias levanta uma série de perguntas.
Uma dela é que tanto a Vodafone quanto a TalkTalk revelaram detalhes bem profundos dos ataques e isso significa que as outras redes e as empresas tem visto ataques semelhantes em suas redes e eles não tiveram sucesso ?
Ou as outras operadoras ainda estão tentando levantar o estrago para aí, sim, divulgar os dados com mais certeza ?
O que é claro que os dois ataques a operadoras de telecomunicações não são mera coincidência e com toda certeza mais uma série de detalhes emergirá nos próximos dias.
A história está ganhando corpo e sempre que houver alguma nova atualização iremos publicar por aqui.
Resta saber se este tipo de ataque também não está se repetindo em outros locais do mundo, principalmente aqui, pois, com toda certeza as nossas operadoras nacionais não teriam esta honestidade com o público e iriam deixar seus clientes a mercê de criminosos simplesmente porque reconhecer o erro não faz parte do cast da qualidade das empresas nacionais.
Via Android Headlines