Como já é de se esperar, sempre que temos um novo Nexus temos junto com ele uma nova versão do Android. E agora, o Android L ( Android Lollipop ) já está oficialmente lançado e contém diversas novidades bem interessantes que no fim já são de conhecimento de boa parte das pessoas que acompanha o mundo Android.
Estas coisas acabaram sendo de conhecimento de boa parte das pessoas que acompanham o mundo Android porque muitos dos hacks qeu apareceram nos últimos tempos em relação a notificações foram implementados porque algumas das funcionalidades já estavam escondidas no código do Android KitKat.
E, no fim, praticamente tudo que está na nova versão do Android é o que foi prometido no último Google IO com o Material Design e as versões de teste do Android L.
Portanto, o post que fala das novidades diz que o Lollipop é uma das atualizações mais pesadas do Android em que o número de APIs agora passa de 5 mil ( desenvolvedores se preparem para atualizar-se ) e a interface para o usuário se tornou muito mais customizável.
Por exemplo, agora é possível escolher as notificações que serão exibidas em momentos específicos do seu dia como reuniões. As mais importantes são exibidas diretamente na tela de bloqueio ( diversas ROMs alternativas Kitkat já tinham esta funcionalidade e programas como o Floatify também já fornecem esta opção ) dando ao usuário a possibilidade de visualizar mais rapidamente alguns tipos de eventos.
Android Lollipop chega oficialmente para os Nexus
E a tela de bloqueio ( que nós tanto amamos personalizar ) ela poderá ser liberada agora além do PIN, senha ou padrão de desbloqueio, ao se aproximar de outro aparelho cadastrado ou um carro com Smart Lock.
Ou seja, ao que parece a acessibilidade está sendo realmente um dos pontos que o Google está se preocupando muito neste novo Android.
Outra função que não é bem lá muita novidade é ter mais de uma conta em um aparelho e , agora, este é um ponto muito interessante, um modo visitante nativo que permite que suas coisas permaneçam privadas mesmo que outra pessoa esteja mexendo no seu smartphone ou tablet.
O reconhecimento de voz ganhou algumas melhorias e algumas novas interações ( que antes tinham que ser implementadas com programas como o Tasker ou o Commandr ) que tornam agora mais fácil a interação com o aparelho sem que você tenha que tocá-lo.
Integração entre dispositivos é uma coisa que o Google sempre se preocupou e agora com o Lollipop a empresa promete que ao sincronizar tudo – músicas, fotos, documentos e até as buscas deverão estar disponíveis em todos os seus dispositivos Android imediatamente ( e logicamente tornando o seu Google Now! cada vez mais exato e ligado aos seus reais interesses ).
A sensação de unidade chega ao topo no design já que ele foi reformulado para que o usuário tenha uma experiência semelhante em diversas plataformas ( o famoso Material Design ) , tendo cores mais vivas que tornam a experiência do usuário muito mais interessante.
A bateria e seu uso foram otimizados já que o ART será a runtime padrão já no Lollipop e promete talvez até 90 minutos a mais de carga nos telefones ( eu acredito que possa chegar até a mais, já que o ART otimiza realmente o uso da bateria ).
Ele estará oficialmente nos Nexus 6 e Nexus 9 já que são os aparelhos novos e nas próximas semanas poderão estar chegando aos Nexus 4, Nexus 5 e Nexus 7.
Os desenvolvedores já podem se sentir premiados pois a SDK do Android 5.0 já estará disponível em 2 dias e junto com eles as imagens de preview do Android L para os Nexus 5 e Nexus 7.
Além das informações no blog oficial você pode também conseguir mais informações no Google Plus do Android Developers.
Em resumo, ao que parece teremos muitas novidades para os próximos dias e sem dúvida, o Lollipop será um capítulo bem interessante nesta nova fase da vida do nosso querido robôzinho verde.