Apesar do site ser de um cara louco pelo Android é natural que eu acompanhe também as novidades do mundo mobile.
E são 3 os sistemas operacionais que eu acompanho no momento com bons olhos. Um é o Android, lógico e os outros dois são o FirefoxOS ( que tem a Mozilla criadora do grande navegador Firefox como responsável ) e a outra é o Ubuntu Mobile que inclusive já tem versões instaláveis nos mais diversos celulares do mercado ( lógico em celulares com root habilitado e muita coragem do dono pois os procedimentos são bem chatos no momento ).
A LG junto com a VIVO lançou aqui no Brasil o LG Fireweb que é o primeiro celular brasileiro com o sistema operacional FirefoxOs.
O celular é bem bonitinho ( como pode ser visto na foto abaixo ) mas deixa muito a desejar se você já é usuário de Smartphones.
O aparelho tem configurações modestas que incluem uma tela TFT de 4 polegadas com resolução bem baixa ( 320×480 ), processador de 1 GHz ( que não chega a ser tão ruim ) e somente 2 GB internos ( que acaba sendo o disponível para instalação de aplicativos em muitos dos Smartphones do mercado ) expansíveis via microSD.
Tem suporte a 3G e Wi-Fi e conta com uma câmera de 5 megapixels com flash LED e uma bateria de 1540 mAh prometendo por volta de 8 horas com uso normal.
O peso é legal ( 122 g ) e tem somente 9 mm de espessura.
A loja brasileira do sistema operacional já conta com alguns aplicativos nacional como Dieta e Saúde, Kekanto, Itaú, Climatempo e e outros.
O baixo custo que era o foco do aparelho não se refletiu aqui no Brasil. Ele custa por volta de 450 reais hoje na VIVO e o preço pode até diminuir se você adquiri-lo no Plano Controle.
O foco de público deste aparelho são as pessoas que estão trocando dos features phones ( ou seja, aparelhos que tem várias funcionalidades mas não é um smartphone ) para um smartphone. O grande problema que o LG Fireweb irá encontrar é que você hoje já encontra diversos Smartphones bons no mercado que custam praticamente este preço ou até menos.
Se o LG Fireweb tem chance no mercado eu não sei. Mas o FirefoxOS precisará melhorar um pouquinho mais para chegar perto dos atuais gigantes do mercado que são o Android e o IOS.
Eu pessoalmente não tenho interesse nenhum no aparelho mas torço para que esta nova opção de sistema operacional mobile possa nos trazer boas coisas no futuro.
No momento junto com o Ubuntu Mobile, o FirefoxOS é somente uma boa promessa.
No vídeo abaixo o pessoal do TechTudo passa uma pequena introdução sobre o que é este aparelho 🙂
Eu ainda vou de Galaxy S4 agora no final do ano 🙂