Existem alguns aparelhos que sem dúvida acabam por ganhar vida própria como o HTC Explorer tal o seu sucesso no mercado ( chuto que o Galaxy S2 foi outro destes aparelhos que ganhou o mercado deste modo ).
O dispositivo que originalmente foi lançado com o Android 2.3.5 está ainda em uso por muitas pessoas e, agora, para surpresa de muitos recebeu um port inicial e não oficial da CyanogenMod 12 que por sinal é a versão Android 5.0 Lollipop da CM.
Para fazer isto o desenvolvedor praticamente fez um milagre utilizando recursos fornecidos pelo pessoal do TeamHackLG e LegacyXperia.
Depois de adicionar um monte de remendos a lá Frankestein para adaptar todos estes recurso a esta plataforma arcaica no Android 5.0 ele acaba de lançar uma versão Alpha da CyanogemMod 12 para esta plataforma.
Depois der ler o que eu escrevi acima só se você for muito, sim, mas muito otimista para acreditar que tudo estaria funcionando sem problemas. Como é uma versão Alpha temos 3 coisas que ainda não funcionam tão bem: o GSM, a câmera e a reprodução de vídeo.
Tendo em vista que somente um deles ( o GSM ) é um subsistema crítico para o funcionamento de um smartphone não deve demorar muito para quem possui o HTC Explorer ter uma ROM Android 5.0 Lollipop para usar no seu dia a dia.
Para fazer o flash desta ROM você vai precisar de uma recovery compatível com o Android Lollipop fornecida pelo desenvolvedor kirmaniarslan.
Antes de entrar em desespero achando que tem um boot loop, se acalme. A ROM pode levar até meia hora para terminar a sua inicialização já que o hardware é bem modesto.
O HTC Explorer junto com outros muitos smartphones do mercado prova que alguns dispositivos ainda podem se manter no mercado com ROMs personalizadas por muitos e muitos anos.
Se você ainda possui este dispositivo ( funcionando ) dê um pulo no tópico da CyanogenMod 12 não oficial para o HTC Explorer.
E caso a instale nos fale o que achou aqui no blog pois eu estou super curioso para saber como este dispositivo irá se comportar com a CyanogenMod 12.